Como funciona o emplacamento de carros
Como funciona o emplacamento de carros

O emplacamento de carros é o primeiro passo depois da compra do carro. Esse procedimento é feito pelo DETRAN de cada Estado, onde as placas veiculares são emitidas. Essas placas seguem uma sequência única para todo o território brasileiro, sendo, primeiramente, 3 letras e, posteriormente, 4 números.

Como funciona o emplacamento de carros

Ao comprar um carro zero, você retira o veículo da concessionária sem placa. De acordo com a legislação de trânsito brasileira, circular sem placa é proibido, com aplicação de multa e perda de pontos na carteira. Porém, para novos veículos existe um prazo de 15 dias para resolver a questão do emplacamento.

O motorista deve andar com a nota fiscal do veículo nesse prazo e apresentá-la caso algum oficial solicite. Em geral, é comum a contratação de um despachante para agilizar os trâmites do emplacamento de carros, cujo valor varia de cidade para cidade.

Documentação Necessária

  • CPF, RG e CNH do proprietário do veículo;
  • Comprovante de residência em nome do proprietário;
  • Nota fiscal do veículo;
  • Decalque do número do chassi;
  • Contrato de financiamento para veículos financiados, original e uma cópia.

Verifique junto ao Detran local se há a necessidade de outros documentos ou comprovantes.

Taxas e Comprovantes

No Detran da sua cidade, com os documentos em mãos, você deve pagar pelo serviço de lacração da placa. Você também deve se dirigir ao setor de classificação de placas, onde vai optar por uma placa personalizada ou aleatória. Entretanto, em algumas cidades, personalizar a placa tem um custo extra.

Você também deve solicitar o cálculo do IPVA e do DPVAT, além do formulário de registro do veículo no Renavam. Com todos esses documentos em mãos, efetue o pagamento das taxas e dê entrada no processo de emplacamento na seção de prontuário do Detran.

Depois de quitar as taxas e apresentar os comprovantes, o órgão vai informar o local onde o seu carro será emplacado e vistoriado oficialmente. Fonte: BR France Renault

Garanta o carro dos seus sonhos sem pagar juros!

Qual o carro dos seus sonhos? Faça já um plano de consórcio e economize até 60% a mais do que em outras formas de compra parcelada. Acesse nosso Simulador de Consórcio, compare e simule o carro, plano e parcela ideal ao seu orçamento. Não perca tempo!