Como funciona o câmbio automático
Como funciona o câmbio automático

Pensado em facilitar a vida de pessoas com movimentação debilitada ou então com deficiência física, um item que hoje é muito encontrado em carros é o câmbio automático. Geralmente quem dirige muito prefere esse tipo de transmissão, dizendo ser muito mais confortável. E você, sabe como funciona o câmbio automático? 

Abaixo nós vamos explicar como ele funciona e também os seus comandos. Acompanhe para tirar suas dúvidas!

O câmbio automático

Ele trabalha na parte de transmissão do carro de forma automatizada. Dessa forma, o motorista tem o trabalho apenas de acelerar ou frear o carro. O câmbio automático faz sozinho as trocas de marchas, baseando-se pela velocidade e força do motor.

Com isso, uma dificuldade que motoristas sem experiência em carros desse tipo encontram é a falta do pedal de embreagem. É preciso ficar muito atento para não acabar pisando no pedal do freio por vício do carro manual!

Como funciona o câmbio automático?

Ele serve de grande ajuda para quem vive em cidades que possuem tráfego muito intenso no trânsito. O motorista não precisa ficar engatando as marchas várias vezes, aliviando assim problemas musculares.

O câmbio automática funciona de forma muito simples, tendo basicamente 4 comandos. Cada um é representando por uma letra, sendo a inicial de cada função:

D – Drive (dirigir) – Auto explicativo, ao deixar nessa posição o carro anda para a frente, sendo necessário acionar o pedal de acelerador.

N – Neutral (ponto morto) – Pode ser usado quando se da a partida ou quando o carro é desligado. Importante notar que as rodas não ficam travadas.

P – Park (estacionado) – Também pode ser usado para partida e desligamento do carro, a diferença é que deixa as rodas travadas, como um freio de mão.

R – Reverse (marcha à ré) – Também auto explicativo, fazendo o carro andar para trás.

Muito simples como funciona o câmbio automático, não é mesmo? Há quem prefira o câmbio manual, mas cada um traz seus benefícios e vantagens! E você, já tem o seu carro? Se ainda não ou pensa em trocar, nós queremos lhe apresentar a forma mais econômica e prática do mercado: o Consórcio.

Você pode encontrar o melhor carro para você através do nosso Simulador de Consórcio. Simule as parcelas, crédito e prazo para pagamento e encontre o plano ideal para o seu bolso!