Como fazer rodízio de pneus de forma otimizada
Como fazer rodízio de pneus de forma otimizada

A manutenção preventiva deve ser feita a fim de evitar problemas ou prejuízos. O rodízio de pneus é um dos recursos presentes nessa manutenção. Ele serve para diminuir o desgaste e fazer com que os pneus durem mais. No entanto, a prática não é recomendada em todos os casos, e para aqueles em que essa ação representa uma boa ideia, é preciso conhecer a maneira correta para realizar o procedimento.

Como fazer rodízio de pneus de forma otimizada

Especialistas afirmam que o rodízio é necessário uma vez que os pneus não se desgastam uniformemente. Os da frente costumam ter vida útil menor que os de trás, em decorrência do maior esforço causado pelo sistema de direção e tração (o que pode variar de acordo com cada veículo e montadora). Os defensores da prática asseguram que a realização do rodízio de pneus garante um carro mais seguro e estável, além de diminuir o consumo de combustível e o desgaste prematuro das peças.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não basta trocar os pneus de lugar sem nenhum critério para realizar o rodízio corretamente.

– o pneu dianteiro da esquerda deve ser movido na diagonal, ou seja, para o lado direito da traseira;
– o pneu dianteiro da direita deve ser movido na diagonal, ou seja, para o lado esquerdo da traseira;
– o pneu traseiro da esquerda deve assumir a posição do dianteiro no mesmo lado, ou seja, esquerdo;
– o pneu traseiro da direita deve assumir a posição do dianteiro no mesmo lado, ou seja esquerdo.

Se o seu carro tiver tração dianteira e pneus normais ou assimétricos, geralmente encontrados em veículos de passeio. A troca deve ser realizada ao contrário, ou seja:

– os pneus traseiros vão para a parte da frente, formando um X. O da esquerda vai para a direita, e o da direita vai para a esquerda;
– os pneus dianteiros vão para trás em linha reta, sem mudar de lado.

No entanto, se o seu carro contar com pneus unidirecionais, isto é, que só podem rodar em um único sentido — comuns em modelos de maior performance, o rodízio deve ser feito de acordo com as seguintes instruções:

– o pneu dianteiro do lado esquerdo vai para a parte traseira no lado esquerdo;
– o pneu dianteiro do lado direito vai para a traseira no lado direito;
– o pneu traseiro do lado esquerdo vai para a dianteira no lado esquerdo;
– o pneu traseiro do lado direito vai para a dianteira no lado direito.

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