Como evitar o desgaste precoce da embreagem
Como evitar o desgaste precoce da embreagem

A embreagem precisa de alguns cuidados para não se desgastar rapidamente. Ao ter seu funcionamento comprometido, ela passa um desconforto para o motorista e passageiro. Além disso, pode comprometer outros componentes do veículo. Saiba como evitar o desgaste precoce da embreagem.

Como evitar o desgaste precoce da embreagem

A embreagem é um dispositivo que fica entre o motor e a caixa de câmbio, responsável por levar a força produzida dentro do motor para a caixa de câmbio e, de lá, para as rodas. Basicamente, a embreagem é um instrumento que acopla e desacopla o motor do câmbio.

Ao pisar no pedal, o disco da embreagem se desacopla do disco do volante (do motor) e dessa forma o torque que vai para a caixa de câmbio é interrompido. É um procedimento que leva menos de 1 segundo para ser realizado. E é nesse exato momento que você consegue efetuar as trocas sem “raspar” as marchas.

  • Evite deixar o carro engrenado enquanto estiver parado. Ao parar no sinal de trânsito, deixe o carro em ponto morto, sem apertar o pedal da embreagem.
  • Nunca descanse o pé no pedal da embreagem. Essa prática afasta o platô do disco e causa o lixamento do disco. Ao gerar esse desgaste, o motorista provoca o superaquecimento do sistema.
  • Não arranque com o carro em segunda marcha. Utilize sempre a primeira marcha para iniciar o movimento e assim sucessivamente. Ao reduzir ou aumentar a velocidade, troque de marcha gradativamente, sempre em ordem e de acordo com as rotações do motor. Isso fará com que as peças da embreagem trabalhem de forma suave.
  • É importante acertar a sincronia entre soltar a embreagem e acelerar o carro para arrancar. Se você acelera demais e solta pouco a embreagem, acontece a chamada “queimada da embreagem”, fazendo com que o carro não desenvolva e aumente o consumo de combustível.
  • Caso o carro esteja em local com o plano inclinado, em uma rampa, não use a embreagem para segurar o carro. Utilize o freio de mão para exercer esta função.

Faça seu Consórcio

Se você ainda não tem um carro, mas deseja realizar esse sonho, acesse o nosso Simulador de Consórcio e fique por dentro dos melhores preços.