Como evitar inadimplência no Consórcio
Como evitar inadimplência no Consórcio

Você sabe como evitar a inadimplência no Consórcio? Atrasar as parcelas do seu consórcio pode trazer vários prejuízos, tanto para você, quanto para o grupo. Além disso, se você ainda não estiver contemplado, deixa de participar da assembleia. Perdendo o acesso a sua carta de crédito, consequentemente, à aquisição do seu bem. 

Como evitar a inadimplência no Consórcio

Para evitar a inadimplência no Consórcio, você deve ser planejar. Depois que o contrato for assinado, você deve encarar o Consórcio como um compromisso que deve ser pago mensalmente. Para isso, você deve estar preparados para imprevistos, caso eles venham a ocorrer. 

Quando há inadimplência no consórcio, a administradora pode recorrer às ações previstas em contrato para resguardar o poder de compra dos demais consorciados do grupo, e não colocar em risco o investimento de todos por causa de um participante que está tendo dificuldades para realizar os pagamentos.

  1. Economize;
  2. Faça um planejamento financeiro eficiente;
  3. Procure aplicativos de finanças para ajudar a manter o orçamento;
  4. Livre-se de dívidas anteriores;
  5. Procure opções junto à administradora.

O que pode ocorrer quando há inadimplência no consórcio

  • Consorciado não contemplado. Consorciado inadimplente não concorre na assembleia de contemplação e ainda está sujeito ao pagamento de multas. Além disso, a inadimplência pode levar a perda da cota. 
  • Consorciado contemplado que não tenha adquirido o bem. Nesse caso, a inadimplência pode causar o cancelamento da contemplação, da carta de crédito e até mesmo da cota. 
  • Consorciado contemplado que já adquiriu o bem. Para o consorciado já contemplado, a adimplência é fundamental para evitar o pagamento de encargos e eventuais despesas referente à cobrança dos valores em atraso. Assim como a retomada do bem ofertado como garantia.

Caso você não tenha conseguido pagar as parcelas corretamente e sua cota tenha sido cancelada, é possível pagar as parcelas atrasadas com valores reajustados e reativar o seu consórcio. O valor das parcelas é atualizado de acordo com o valor do bem referencial na data da reativação da cota. É importante entrar em contato com a administradora e verificar se há disponibilidade de cotas no grupo no qual você está inserido.

Faça seu Consórcio!

Agora que você já sabe como evitar a inadimplência no Consórcio, que tal comprar uma cota? Caso queira um carro seminovo ou 0km, acesse o nosso Simulador de Consórcio e escolha o modelo que mais combina com o seu orçamento. Entretanto, se você deseja construir, comprar terrenos, reformar ou adquirir um imóvel, acesse a Tabela de Preços Rodobens e fique por dentro das melhores ofertas!