Como entro em um grupo de consórcio
Como entro em um grupo de consórcio?

Quando se começa a conhecer as características da modalidade, muitas pessoas se perguntam: “como entro em um grupo de consórcio?”. Isso porque o consórcio é formado por grupos de pessoas que desejam adquirir um bem. Através dos grupos de cria um fundo comum, o qual será usado para que os contemplados possam comprar o que desejam.

Para entender melhor como você pode entrar em um grupo de consórcio, leia nossas dicas abaixo!

Como entro em um grupo de consórcio em formação?

Essa é a modalidade clássica do consórcio e mais comum entre as pessoas que desejam comprar seu bem através dele. Nesse tipo de grupo, a administradora ainda está reunindo os participantes necessários para realizar a sua primeira reunião.

Ao escolher a sua administradora, lembre-se de verificar a sua credibilidade e autenticidade. Você pode consultar junto ao Banco Central que regulamenta o setor, ou também junto à ABAC, que representa as administradoras.

Como entro em um grupo de consórcio em andamento?

O grupo em andamento é aquele em que a primeira reunião já foi realizada, ou seja, já houve contemplação. As maneiras de entrar nesse tipo de grupo são: compra de cota vaga, de reposição ou compra de cota de terceiros. 

São as próprias administradoras que oferecem as cotas vagas e de reposição. São cotas que não foram preenchidas ainda ou era de alguém que saiu desse grupo. Ao comprar uma cota desse tipo, você deverá pagar tudo o que já foi pago até a data de sua entrada. Por exemplo, se já se passaram 10 reuniões, você deverá pagar 10 parcelas de uma vez só para ter acesso ao grupo.

Ao comprar de terceiros, certifique-se que a administradora aprovou esta transação. Dessa forma, a cota é transferida a você com total segurança e ciência de todas as partes. Ao comprar uma cota de terceiros, você assumirá todas as responsabilidades daquela pessoa perante o consórcio. Leia com atenção o contrato para não ser surpreendido!

Faça o seu consórcio

Se tiver mais dúvidas, lembre-se de deixá-las nos comentários desta publicação.

Os planos de consórcio oferecem as melhores condições de compra do mercado e são muito econômicos. Com isenção de taxa de entrada e juros nas parcelas, o consórcio atinge comprovadamente uma economia de até 60% em relação ao financiamento. 

Clique aqui para ver os planos de consórcios disponíveis.