Como entro em um consórcio?
Como entro em um consórcio?

Em nossas publicações temos notado que muitas pessoas nos perguntam “como entro em um consórcio?”. Nós preparamos esta matéria especialmente para quem não sabe os primeiros passos ao aderir a um plano, e para que esclareçam as principais dúvidas de quem está conhecendo agora a modalidade.

O que é consórcio?

Precisamos neste primeiro momento explicar o que é consórcio. O consórcio é uma forma de compra parcelada e é realizado em grupo. O grupo é feito de pessoas que têm o mesmo interesse de compra (veículos, imóveis, serviços etc), e são reunidas por uma administradora.

A administradora realizará todo mês uma reunião onde irá sortear quem poderá ter acesso à sua carta de crédito. Outra maneira de ter acesso à carta de crédito é realizando lances, e caso o seu seja vencedor, você é contemplado. 

É algo muito simples à primeira vista, não é? Agora vamos explicar os dois tipos de grupos de consórcio: em formação e em andamento.

Como entro em um consórcio em formação?

A primeira coisa a se fazer é escolher a sua administradora, e ela deve ser de confiança. Antes de iniciar seu investimento, verifique junto à ABAC e ao Banco Central se essa administradora é cadastrada e tem autorização para operar e gerir os grupos de consórcio. Essa é a principal maneira de evitar cair em fraudes e golpes.

Depois disso, você deve finalizar a sua compra com a administradora e optar pelo consórcio em formação. Ele ocorre quando ainda não foi fechado e ainda está preenchendo o número mínimo de participantes. Isso quer dizer que ainda não houve nenhuma reunião e nenhum participante foi contemplado. Você encontra as melhores administradoras de consórcio clicando aqui.

Como entro em um consórcio em andamento?

Como o nome já diz, já aconteceram algumas reuniões e algumas pessoas já foram contempladas. Existem duas maneiras de entrar nesse grupo em andamento: comprar uma cota de reposição ou comprar de terceiros.

Ao comprar de terceiros, você assume todas as responsabilidades daquela pessoa perante o consórcio. Já a cota de reposição é disponibilizada pelas administradoras, pois eles têm total controle sobre o grupo.

Como o prazo nesses grupos é menor, vale lembrar que as parcelas serão maiores. Então vale estudar qual a melhor parcela para o seu orçamento antes de decidir se entra em um consórcio pelo grupo em formação ou em andamento.

Faça já seu consórcio

O consórcio possui as melhores condições de compra do mercado. Você não precisará pagar nada de entrada para aderir a um plano. Outra vantagem é a isenção de juros nas parcelas durante todo o plano!

Veja aqui nossa página de marcas com os planos disponíveis.