Como entrar em um grupo de consórcio?

Como entrar em um grupo de consórcio
Como entrar em um grupo de consórcio

O consórcio em tempos de crise é uma das melhores formas de investimento, sem juros ou alta burocracia. Hoje vamos mostrar como entrar em um grupo de consórcio e escolher o melhor para você!

O que é consórcio?

Quando há várias pessoas com um objetivo comum: adquirir um bem, que pode ser um carro, uma casa, ou serviços, elas se unem para formar um grupo de consórcio. A cada mês as administradoras realizam reuniões onde entregam créditos (valor para compra) que são referentes aos bens adquiridos. Para receber os créditos, existem duas maneiras: sorteio ou lance. Essa matéria explica detalhadamente outros aspectos do consórcio, vale dar uma conferida!

Como entrar em um grupo de consórcio inicial?

Quando você decidir que quer fazer um consórcio, primeiro precisa escolher a melhor administradora para realizar seu investimento. O site da ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) junto com o Banco Central do Brasil, podem lhe ajudar na hora de saber se a administradora é autorizada a realizar operações de consórcio.

O grupo inicial acontece quando a administradora ainda está juntando o número mínimo de participantes para começar o consórcio, ou seja, ainda não realizou a primeira reunião, também conhecida como assembleia de grupo.

Participe agora mesmo de um consórcio, sem juros ou taxa de adesão!

Como entrar em um grupo de consórcio em andamento?

Diferente do grupo inicial, o grupo em andamento é aquele em que uma ou mais reuniões já aconteceram. Para entrar em um grupo desse tipo, existem duas maneiras: você pode comprar de terceiros ou comprar uma cota de reposição ou que esteja vaga. A cota de reposição ou vaga é encontrada junto às administradoras, que tem o controle sobre as cotas que pertenciam a algum consorciado ou que ainda não foi preenchida.

É importante lembrar que mesmo que seja a sua primeira parcela, o seu prazo é menor porque já está entrando em um grupo em andamento, ou seja, terá parcelas maiores porque deve pagar o mesmo que os demais participantes já pagaram.

Transferindo cotas

Para comprar uma cota de alguém que já participa de um grupo, essa pessoa precisa entrar em contato com a administradora para solicitar a transferência, e então irá lhe transferir todos as obrigações e direitos a partir de um contrato. Algumas administradoras cobram do consorciado uma taxa de transferência de cotas.

Invista agora mesmo em consórcio!

Com essas dicas não tem como errar na hora de escolher o seu consórcio. Não perca tempo e entre em nossa página, onde você irá encontrar vários planos e poder adquirir aquele que melhor se encaixa em seu orçamento. Lembrando que o investimento em consórcio não possui taxa de adesão, entrada ou juros!