O consórcio de carro é uma excelente opção para quem busca parcelas mais baratas e não quer arcar com os juros altos cobrados pelos financiamentos. Com sabedoria e paciência, quem se planeja antecipadamente consegue conquistar o carro desejado gastando menos e com muito mais controle sobre as finanças.

Como economizar para fazer um consórcio de carro

O consórcio é um grupo de pessoas que se une para juntar dinheiro e alcançar um objetivo em comum. Com todos pagando uma parcela mensal, ao menos um membro do grupo é contemplado a cada mês com a carta de crédito, documento que dá direito a comprar o bem desejado.

Para organizar o grupo e escolher uma aplicação para rentabilizar o dinheiro, é preciso contar com imparcialidade. No caso, a administradora do consórcio faz esse papel, providenciando as reuniões mensais entre os consorciados. Nas assembleias é que acontecem os sorteios que determinam quem vai receber a carta de crédito naquele mês. Os membros também podem dar lances. Nesse caso, quem faz a maior oferta também é contemplado.

Como pode ver, quando participa de um grupo de consórcio, você não sabe quando vai receber sua carta. Pode ser a qualquer momento entre o primeiro e o último mês. Por isso, é importante se planejar para esperar sua contemplação; oferecer lances, caso queira; pagar as parcelas em dia; arcar com as despesas da documentação do bem.

  • Registre todas as suas despesas; 
  • Quite todas as suas dívidas;
  • Prepare seu orçamento mensal;
  • Abra uma conta para guardar as suas economias; 
  • Evite comprar por impulso; 
  • Não exagere com o cartão de crédito; 
  • Procure comprar à vista e no dinheiro.

Faça seu consórcio!

Você sabia que o consórcio é uma modalidade de compra planejada totalmente segura? Através dele é possível comprar o carro dos seus sonhos e economizar até 60%. Acesse a nosso Simulador de Consórcio e escolha o plano que mais combina com o seu orçamento.