Como é formado o grupo de Consórcio?
Como é formado o grupo de Consórcio?

O Consórcio é uma modalidade de compra coletiva, ou seja, você participa com outras pessoas. Atualmente é a forma de compra de carros novos e seminovos mais econômica e que mais cresce no mercado brasileiro. Esses números se refletem também no número de pessoas que são contempladas, que continua crescendo a cada ano que passa. Mas o que fazer para participar de um e como é formado o grupo de Consórcio? Leia mais abaixo para entender melhor.

Como é formado o grupo de Consórcio?

A partir do momento em que várias pessoas tomam a decisão inteligente de investir no consórcio, elas procuram um administradora para realizar o seu plano. No nosso Simulador de Consórcio, você pode encontrar as maiores e mais tradicionais administradoras do Brasil

 Como é formado o grupo de Consórcio?
As reuniões acontecem para contemplar os participantes.

Depois disso, a administradora junta essas pessoas em grupos de compra até ficarem completos (grupo em formação). Com os grupos formados iniciam-se então as reuniões e suas contemplações. A contemplação é o direito que o consorciado tem de retirar o crédito para comprar seu carro.

Existem também os grupos que são formados e depois admitem outros participantes (grupos em andamento), tendo prazo para pagamento menor. Para que o participante seja contemplado, tanto nos grupos em formação quanto em andamento, existe apenas duas formas: o sorteio ou lance.

Sorteio e Lance

Em um grupo de consórcio, como dissemos acima, são realizadas reuniões para contemplar os seus participantes. Elas acontecem sempre uma vez por mês e suas datas variam de acordo com cada grupo.

O sorteio no Consórcio é obrigatório.
Como é formado o grupo de Consórcio?

Para participar do sorteio o consorciado precisa ter pago a sua parcela em dia. Os inadimplentes são automaticamente excluídos do sorteio daquele mês, por isso é importante sempre pagar as parcelas em dia. A Administradora precisa contemplar obrigatoriamente pelo menos um participante por sorteio, a fim de que todos tenham sido contemplados até o fim do plano. 

 

O lance é uma forma de participação opcional. Se em um mês a administradora tiver caixa o suficiente para realizar 5 contemplações por lance e um participante fizer um lance posicionado entre os 5 maiores, ele terá direito a retirar o seu crédito. É possível participar do sorteio e do lance ao mesmo tempo, o que aumenta consideravelmente as chances de contemplação. O lance é verbal e só precisa ser pago se for vencedor, e fica a critério do consorciado usá-lo para abater das parcelas e diminuir o prazo, ou então manter o prazo e diminuir o valor das parcelas.

Simule o seu Consórcio

Agora que você já sabe como é formado o grupo de consórcio, dê uma olhada em nosso Simulador. Lá você encontra os melhores planos e condições de compra, pois o consórcio é isento de juros e outras taxas como entrada e adesão. Aproveite a oportunidade!