Como é definido o lance vencedor no consórcio
Como é definido o lance vencedor no consórcio

A contemplação é o momento mais aguardado do consorciado. É o momento em que o seu sonho está prestes a se realizar. Mas algumas dúvidas sobre contemplação são comuns, entre elas a dúvida sobre como é definido o lance vencedor. 

Como é definido o lance vencedor no consórcio

Existem duas formas de contemplação por lance: através de Lance Livre, Lance Fixo ou Lance Embutido. As duas formas de lances, são apuradas na assembleia, a reunião mensal dos consorciados de um mesmo grupo. Somente após a realização por sorteio, a contemplação por lances poderá acontecer, conforme normas do Banco Central do Brasil.

  • Lance Livre: É a maneira mais conhecida de ofertar um lance no consórcio. Não existe quantia ou percentual limite. Entretanto, há chances de empate e a administradora define qual a melhor maneira de determinar o vencedor.
  • Lance Fixo: Diferente do Lance Livre, no Lance Fixo a administradora irá definir um percentual fixo de lance. Contudo, nessa forma de lance há formas de desempate, como o sorteio. Verifique o regulamento juntamente a sua administradora. 
  • Lance Embutido: Através do lance embutido, é possível utilizar até 30% da sua carta de crédito como oferta. Caso seja vencedor na apuração de lances, o valor será descontado diretamente da carta de crédito, diminuindo o valor das mensalidades posteriores. Acesse para saber mais sobre Lance Embutido.

Vale ressaltar que o consórcio é um sistema que oferece os mesmos direitos e deveres a todos os integrantes, sem beneficiar um ou outro. Portanto, os lances são sempre apurados de forma transparentejusta e igualitária e todas as regras de oferta e desempate de lance devem constar no contrato. As informações referentes ao grupo, inclusive sobre as contemplações, são informadas ao consorciado durante as Assembleias Gerais Ordinárias (AGO).

O que fazer após ser contemplado?

Primeiramente, é necessário entrar em contato com a sua administradora. Ela fará uma análise do seu perfil, comprovando seus dados e realizando uma análise de risco. Com todas as informações confirmadas, seu crédito será imediatamente liberado e deverá ser utilizado em até 45 dias. No consórcio, você pode optar por qualquer outro bem, desde que esteja dentro da mesma faixa de preço. Assim, ao escolher onde será a retirada do bem, o consorciado deve apresentar todos os documentos necessários. Entre eles, os dados do vendedor e do bem pretendido à administradora. Os dados a serem recolhidos são: CNPJ do vendedor, telefone, endereço e dados bancários.

Garanta o carro dos seus sonhos sem pagar juros!

Agora que já sabe como é definido o Lance Vencedor, qual o carro dos seus sonhos? Faça já um plano de consórcio e economize até 60% a mais do que em outras formas de compra parcelada. Acesse nosso Simulador de Consórcio, compare e simule o carro, plano e parcela ideal ao seu orçamento.