Como declarar o consórcio no Imposto de Renda
Como declarar o consórcio no Imposto de Renda

Muitas duvidas podem surgir ao preencher a declaração do imposto de renda. Hoje vamos explicar como declarar o consórcio no Imposto de Renda 2016. Confira!

COMO DECLARAR O CONSÓRCIO NO IMPOSTO DE RENDA

SE VOCÊ NÃO FOI CONTEMPLADO

Ainda que você não tenha sido contemplado com sua carta de crédito no ano corrente, na Declaração do Imposto de Renda os consórcios de carros são considerados uma espécie de bem.

Com base nisso, todas as parcelas pagas no ano devem ser declaradas na ficha “Bens e Direitos”, com código 95, “Consórcio não contemplado”. No campo “Situação em 31/12/2014”, declare os valores pagos até o termino de 2014. Já em “Situação em 31/12/2015” informe a soma dos valores pagos ao longo de 2015 e nos anos anteriores.

No campo “Discriminação”,  informe o nome e o número do CNPJ da administradora do seu consórcio. Informe também o tipo de bem contratado, quantidade de parcelas pagas e a pagar.

SE VOCÊ JÁ FOI CONTEMPLADO

Caso você já tenha sido contemplado, a Declaração do Imposto de Renda é um pouco diferente. Na mesma ficha citada no caso anterior, “Bens e Direitos”, o campo “Situação em 31/12/2014 deve ser deixado em branco.

Para declarar a aquisição de um veículo, por exemplo, deverá ser aberto um novo item na ficha de “Bens e Direitos”. Dessa vez pelo código “21 – Veículo Automotor Terrestre”. No campo Situação em 31/12/2015 deve ser informada a soma dos valores pagos pelo consórcio até então. Incluindo o valor do lance, se for o caso.

No campo “Discriminação” deverão ser incluídos os dados de modelo, ano, placa, bem como os dados do consórcio, nome, CNPJ da administradora, quantidade de parcela pagas e valor de lance.

Os consorciados que foram contemplados em 2015, mas não utilizaram sua carta de crédito devem declarar o Imposto de Renda da mesma maneira que os consorciados não contemplados. A Receita Federal determina que o período para a Declaração do Imposto de Renda começa em 1º de março de 2016, terminando em 30 de abril.

FAÇA JÁ O SEU CONSÓRCIO

Para você que está interessado em comprar seu carro novo, aproveite as vantagens do consórcio! Acesse nossa Página de Marcas e confira as melhores condições com as maiores montadoras do país.