Como customizar os pneus do carro dentro da lei
Como customizar os pneus do carro dentro da lei

Caso você esteja pensando em modificar os pneus do seu carro, saiba que é o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) que regulamenta, na Resolução 292/2008, quais mudanças são permitidas aos veículos registrados no país. Conforme o Conselho, toda e qualquer alteração em veículos deverá ser feita por um profissional de confiança, em oficinas que estejam credenciadas aos órgãos de trânsito.

Como customizar os pneus do carro dentro da lei

As mudanças referentes às rodas e aos aros em veículos estão dispostas no art. 8º da Resolução 292. Conforme o artigo, ao realizar as alterações, as novas rodas e pneus não deverão ultrapassar os limites externos dos para-lamas dos veículos. O artigo também determina que está proibido o aumento ou a diminuição do diâmetro externo do conjunto de pneu e rodas. Portanto, se o proprietário quiser aumentar o aro, terá de diminuir o perfil do pneu, pois o conjunto pneu/roda não deverá entrar em contato com a carroceria do veículo ou qualquer parte mecânica, esteja o carro parado ou em movimento.

Portanto, é muito importante que você entenda que os utensílios e acessórios do automóvel são fabricados para oferecer segurança e bom desempenho ao veículo. Com isso, realizar modificações em sua estrutura não é proibido, mas é preciso tomar certos cuidados ao fazer as alterações para que a sua segurança não seja colocada em risco.

Outra dica bastante importante dos especialistas é realizar, depois da troca das rodas e pneus, o balanceamento e o alinhamento do veículo. Ao realizar esses dois procedimentos, você estará garantindo o equilíbrio do conjunto pneu/roda, assim como regulamentando a posição das rodas.

Faça seu Consórcio!

Acesse o nosso Simulador de Consórcio e veja os diversos modelos de carros disponíveis, com planos ideais para o seu orçamento.