Como anda o óleo do seu carro?
Como anda o óleo do seu carro?

O óleo é o lubrificante que ajuda o veículo ter um melhor desempenho, quando não é trocado no prazo devido, ele oxida e começa engrossar causando desgastes internos. Andar 15 mil quilômetros ou mais de seis meses sem a troca de óleo pode ocasionar inúmeros problemas, por exemplo, fundir o motor, fazendo com que o veículo pare inesperadamente onde quer que esteja. O óleo do carro é cercado de mitos e dúvidas. Por isso separamos 6 pontos sobre coisas que você precisa saber e são muito importantes. Você sabe como anda o oleo do seu carro? Vamos deixar claro todas as dúvidas sobre lubrificantes.

Como anda o oleo do seu carro?

1. Use o óleo correto

troca de óleo do carro - evita danos ao motor
troca de óleo do carro evita danos ao motor

No manual do carro está especificado o tipo de óleo apropriado para uso. Seja exigente em relação ao tipo de óleo que será utilizado na troca, se mineral, sintético ou semissintético.

2. Prazos de trocas

medindo óleo lubrificante no motor
medindo óleo lubrificante no motor

O prazo de troca de óleo é sem dúvidas essencial. Fique atento a quilometragem e faça a troca do óleo e do filtro .

3. Sinais de óleo velho

O óleo vencido traz consequências como consumo excessivo de gasolina e trepidações no veículo. Por isso, siga os prazos de trocas de óleo, evitando problemas.

4. Não ultrapasse o nível do óleo

Não ultrapasse o nível do óleo exigido pelo motor
Não ultrapasse o nível do óleo exigido pelo motor

Para saber o nível ideal, insira a vareta o óleo deve estar entre o mínimo e o máximo da vareta. Se você ultrapassar e o nível ficar acima vai ocasionar a carbonização de peças do motor e também pode ter vazamentos. Por isso, sempre utilize na medida correta.

5. Saiba medir corretamente 

troca de óleo - medidor
troca de óleo – medidor

Para medição correta é necessário o motor está frio, com pelo menos cinco minutos desligado. O automóvel precisa estar sempre em local plano.

6. Limpeza e proteção: Aditivos

As condições de lubrificação e criação de barreira para proteger o motor é feito pelos aditivos que são substâncias adicionadas aos lubrificantes. Os lubrificantes possuem em sua formulação todos aditivos necessários para o seu completo funcionamento sem necessidade de misturar aditivos complementares.

Agora que você está por dentro dessas informações sobre como anda o óleo do seu carro, aproveite a oportunidade de planejar a compra por consórcio.

Faça agora o consórcio!

Comece 2017 investindo na troca ou compra do seu veículo novo é agora e com o consórcio! A economia é garantida e você tem diversas opções de planos, saiba todos os detalhes acessando nossa Página de Marcas e conheça as principais administradoras de consórcio do Brasil!