CNH para PCD, como tirar?
CNH para PCD, como tirar?

Pessoas com deficiência podem dirigir sabia? Além disso, ela pode também obter descontos na hora de comprar um carro. Saiba mais : Como funciona a isenção de impostos para PCD?. Antes de conseguir as isenções, você precisa ter uma CNH para PCD, veja aqui como tirar esse documento.

Como tirar a CNH para PCD?

A CNH especial, como é chamada, é totalmente destinada a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Os casos que se incluem são: pessoas com artrite, escoliose, esclerose múltipla e até problemas graves na coluna. Também quem sofreu um AVC, ou tem algum tipo de doença neurológica também pode ter essa carteira de motorista. 
Também pessoas com ausência ou amputação de membros, nanismo, ou com prótese interior ou exterior também podem ter. Comprar carro com desconto e adapta-lo também. 

Para retirar CNH para PCD é bem semelhante ao processo para tirar a comum. A única diferença é que a pessoa tem que passar por um exame físico e psicotécnico mais meticuloso. Os especialistas deste tipo de exame irão determinar se a pessoa está apta para dirigir ou não. 

Apesar do exame médico ser mais exigente, não tem taxas adicionais por isso. Em São Paulo o Detran cobra o R$ 62,19 por exames médicos da primeira habilitação especial. E para a renovação do documento, R$ 84,81.

Em primeiro lugar é importante que você cheque as clínicas autorizadas junto ao Detran do seu estado. No site do departamento eles disponibilizam a lista de clínicas e também das autoescolas que tiram a CNH para PCD.

De acordo com a legislação de trânsito o aluno PCD deve cumprir as mesmas 45 horas aula de direção para fazer a prova prática. E a autoescola tem que ter o carro adaptado para a necessidade do aluno. O exame final é o mesmo aplicado aos demais candidatos, com o mesmo percurso e critérios de avaliação. A diferença é um médico acompanha todo o percurso da prova para avaliar se o carro utilizado atende as necessidades do motorista. 

Faça seu Consórcio!

Enfim, acesse o nosso Simulador de Consórcio e confira as melhores ofertas do mercado!

Fonte: Auto Esporte