CNH específica para carro automático pode virar lei
CNH específica para carro automático pode virar lei

Já imaginou você precisar tirar a CNH específica para carro automático? É mais ou menos o que acontece com caminhões e veículos de transporte em suas categorias, só que em veículos de passeio.

Está em trâmite um Projeto de Lei que pode obrigar esse tipo de situação. Motoristas que tiverem a CNH disponível apenas para carros automáticos, podem inclusive tomar multa caso forem pegos dirigindo carros com câmbio manual.

O Projeto de Lei da CNH específica para carro automático

A proposta foi aprovada pela Comissão de Viação e Transportes. O PL 7746/17 irá incrementar o Código de Trânsito Brasileiro em sua Lei 9.503/97. Dessa forma o motorista que descumprir estará passível de multa.

Tudo começou quando a deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO) apresentou uma sugestão que tratava somente de motocicletas. Com isso, o deputado Hugo Leal (PSB-RJ) que é relator na comissão, propôs uma extensão a todos os veículos. Segundo ele, assim como as motos têm diferentes tipos de câmbio, o mesmo vale para carros, micro-ônibus, ônibus e caminhões.

Multa e infração gravíssima

Se a lei for aprovada, a mudança começa já nas aulas e nas provas de direção. O candidato poderá optar por tirar a CNH apenas para carros com câmbio automático. Quando for aprovado, o condutor não poderá dirigir outro tipo de carro, como o de câmbio manual. A infração para quem for pego é gravíssima, e pode gerar multa e envio do carro para o pátio.

A proposta para ser aprovada ainda precisa ser analisada pela Comissão de Constituição de Justiça e de Cidadania. E você, o que pensa sobre isso? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

Simule o seu Consórcio

Enquanto isso, a sua CNH vale para os dois tipos de carro: automáticos e manuais. E eles estão com os melhores valores de parcela para que você possa conquistar o seu! Veja o nosso Simulador de Consórcio e comece hoje mesmo o seu investimento.