Cinto de segurança em ônibus é obrigatório?

Você já ficou na dúvida se o uso do cinto de segurança em ônibus ou vans públicas é obrigatório? Nós ficamos e fomos pesquisar pra você, por isso hoje o Jornal do Consórcio vai te dizer se o uso é ou não previsto em lei.

Importância na utilização do cinto de segurança

cinto de segurança
Importância na utilização do cinto de segurança

Antes de iniciarmos é importante frisar que o cinto de segurança levou um certo tempo para ser realmente adotado pelo brasileiro de forma com que diminuíssem o número de mortes em acidentes de trânsito.

Por isso é importante não deixar de utiliza-lo em todos os tipos de viagens, sejam longas ou curtas pois o cinto evita com que o corpo se desloque em acidentes com colisão.

Cinto de segurança não é obrigatório em ônibus

cinto de segurança
Cinto de segurança não é obrigatório em ônibus

No Código de Trânsito Brasileiro (CTB) o condutor que for visto dirigindo sem o cinto, além de pagar multa ainda perde 5 pontos na carteira de habilitação por se tratar de uma infração grave.

Apesar de parecer bem contraditória a informação, por se tratar de um item de extrema importância, os veículos públicos como vans e ônibus não recebem essa obrigatoriedade que está prevista no Artigo 105 inciso I do CTB caso o passageiro possa ir em pé.

Porém a não utilização do cinto de segurança somente é legal caso o transporte seja dentro das cidades, em ônibus intermunicipais onde é vetado que o passageiro viaje em pé a lei para utilização existe.

Além da informação sobre o uso do cinto, o Artigo 105 do Código de Trânsito também tem uma informação interessante onde fala sobre os itens obrigatórios que devem ter em seu carro, porém não destaca a utilização de alguns equipamentos importantes e que a maioria dos motorista leva consigo no carro como: chave de roda, macaco, triângulo, roda sobressalente entre outros, causando ainda mais dúvidas.

Realize o sonho de ter seu 0km

Agora que você já conhece sobre uma das regras presentes no CTB sobre o cinto de segurança, conheça também sobre o sistema de consórcio e saiba como adquirir o seu carro novo de forma segura acessando nossa Página de Marcas e verificando os melhores planos e condições.