Perigos de utilizar o celular enquanto dirige

Nos dias atuais, uma das coisas que mais fazemos é mexer no celular. Devido a isso, o motorista tem o hábito de utilizar celular enquanto dirige. Entretanto, mesmo sendo uma prática quase automática, existem diversos perigos, tanto para o condutor, para os pedestres e outros veículos.

Perigos de utilizar o celular enquanto dirige

Dirigir e falar no celular pode ser mais perigoso que beber. Segundo pesquisas, essa prática deixa o motorista com reações 30% mais lentas do que o condutor que bebeu, e 50% mais lento daquele que está com total atenção no trânsito. Contudo, quem dirige manuseando o celular tem mais dificuldade de manter a velocidade média e distância adequada do veículo à frente.

Não use o viva voz. Colocar o celular no viva voz não te deixa totalmente concentrado. Comparado com a ligação normal, há uma diminuição nos riscos de acidente. Contudo, isso não zera as possibilidades. Diferente do passageiro, a pessoa da ligação não sabe se você vai fazer uma freada brusca ou passar num sinal vermelho.

Não jogue Pokémon Go se estiver dirigindo. Apesar de não estar em alta como em 2016, muitas pessoas ainda jogam e diversas notícias de acidentes vem sendo divulgadas. 

Não use o WhatsApp enquanto dirige. Manusear o celular aumenta 400% o risco de acidente, já que não é somente a visão que se desvia do trânsito, mas também o foco, a atenção e a concentração.

Artigo 252, Parágrafo Único do CTB

Dirigir ao celular passou a ser infração gravíssima desde novembro de 2016. O motorista que for flagrado utilizando o celular enquanto dirige estará cometendo infração gravíssima, com pagamento de multa no valor de R$ 293,47, além de receber sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Compre o seu carro agora mesmo!

Para comprar o carro que você sempre sonhou, é fácil! Basta acessar o nosso Simulador de Consórcio e ver qual o plano mais combina com o seu orçamento.