Cavalos de potência: De onde vem essa unidade de medida?

Confira como surgiu a unidade de medida que é utilizada até hoje para medir a potência dos motores.

Cavalos de potência: De onde vem essa unidade de medida?
Cavalos de potência: De onde vem essa unidade de medida?

Todo mundo alguma vez na vida já escutou falar em cavalos de potência. Mas por que cavalos? Nós não usamos cavalos para gerar energia há muito tempo, mas os motores de carros têm essa especificação. Por que será que a potência dos motores é medida assim, e por que tem esse nome?

O termo cavalos de potência é antigo, e foi inventado pelo engenheiro escocês James Watt, na segunda metade do século XVIII. A unidade watts de potência, foi uma homenagem a seu nome, décadas depois de seu falecimento.

O surgimento de tudo

Tudo começou com a mineração de carvão na Inglaterra, em alta por volta do ano de 1760. Grande parte dos países europeus usavam pés e libras para medir distância e massa nessa época. Mas como poderiam medir algo que envolvesse a distância em pés e o peso em libras?

(Para entender melhor, uma libra equivale a 453 gramas, e um pé é igual a 30 centímetros)

Ainda não existia uma maneira de medir a energia gasta em um período de tempo específico. Os motores a vapor, ainda estavam em fase de desenvolvimento, pois os cavalos faziam o trabalho de içar os baldes de carvão retirados das minas.

Pensando nisso, James Watt inventou e patenteou uma máquina a vapor que era "muito melhor" do que as que já existiam. Isso aconteceu em 1769, anos antes de se ouvir falar em cavalos de potência.

Compre seu carro novo sem pagar nada de juros, entrada e economizar até 60%.

A medida em cavalos de potência

A venda do motor criado por James Watt não deu muito certo no começo. No início da década de 1780 as pessoas se utilizavam somente dos cavalos para seus trabalhos. Além disso, como conseguiriam medir a eficiência de um motor com o outro?

Pensando nisso, Watt criou uma nova unidade de medida, que seria compreensível ao público. Ele pensou em usar como referência a força de cavalos, dizendo assim que certa máquina tinha a potência de 10, 50 ou 100 cavalos.

Para isso, realizou alguns experimentos para saber de fato quanto de energia um cavalo podia gerar. Os resultados foram de 33 mil pés/ libra (4.566 kg/m) de trabalho em um minuto.

Vamos explicar passo a passo como Watt chegou a esse número: um pé-libra é igual à energia gasta para descolar uma libra em uma distância de um pé. Assim, o cavalo seria capaz de içar 330 libras por 100 pés em um minuto. Podia ser convertido também para 33 libras por mil pés também em um minuto. Ou então, 33 mil libras (15 toneladas)  por um pé (0,3 metros) em um minuto.

O esquema feito por Watt para calcula Cavalos de Potência
O esquema feito por Watt para calcula Cavalos de Potência

Após isso, o sistema desenvolvido por Watt passou a ser reconhecido como eficaz. Seu motor teve papel fundamental durante a Revolução Industrial. Com tudo isso, o sistema de cavalos de potência se tornou muito popular, e o encontramos até os dias atuais.

Trazendo para energia, 1 hp (horse power em inglês, cavalo de potência) é o mesmo que 745,7 watts. Também existe a unidade cavalo-vapor, que corresponde a 735,5 watts, sendo diferente por causa das unidades dos países que a utilizam. O resto é história...

Faça já seu consórcio

Com os planos de consórcio você consegue comprar seu carro de forma inteligente e econômica. Veja em nossa página de marcas os planos que separamos para você. Seu carro novo está disponível sem precisar pagar juros, entrada, ou adesão. Aproveite a oportunidade!

Fontes: Mega Curioso e HowStuff Works