Você sabia que existem alguns caminhões que podem ser dirigidos com a CNH de carro? O Jornal do Consórcio traz hoje uma lista com os principais caminhões que podem ser dirigidos com CNH de carro!

>>> Acesse para saber sobre as categorias da CNH!

Caminhões que podem ser dirigidos com CNH de carro 

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para dirigir um caminhão com CNH de carro, o peso bruto total (soma do peso do veículo mais a capacidade de carga) deve ser igual ou menor que 3.500 kg. O veículo não pode estar registrado no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) como caminhão. No entanto, se for exercer atividade remunerada, é preciso autorização do DETRAN. Veja abaixo alguns caminhões que podem ser dirigidos com CNH de carro:

1. Volkswagen Delivery Express

Motor: 2.8 diesel, 150 cv
Câmbio: manual, 6 marchas
Capacidade de carga: 1.453 kg


Considerado pela Volkswagen, um caminhão que “todos podem dirigir”, esse é o menor modelo da linha e o único que pode ser dirigido com a CNH B. Traz uma série de semelhanças com os carros da marca, visual quadrado de instrumentos, na alavanca de câmbio e nos botões centrais. Tem volante regulável em altura e profundidade e pode receber, opcionalmente, ar-condicionado. Segundo a Volkswagen, seu airbag de passageiros é o maior da América Latina, com 160 litros.

2. Hyundai HR

Motor: 2.5 diesel, 130 cv
Câmbio: manual, 6 marchas
Capacidade de carga: 1.800 kg


Mesmo sendo um dos caminhões menos refinados da Hyundai, é dono da melhor capacidade de carga desta lista, praticamente empatado com o Kia Bongo. Possui vidros, travas elétricas e direção hidráulica. Não possui opção de ar-condicionado e tem capacidade para 3 passageiros.

3. Kia Bongo

Motor: 2.5 diesel, 130 cv
Câmbio: manual, 6 marchas
Capacidade de carga: 1.812 kg


Considerado o “primo” do Hyundai HR, os dois compartilham a mesma base e o conjunto mecânico, embora o Kia tenha capacidade de carga ligeiramente maior. Não possui ar-condicionado, e traz direção hidráulica e vidros elétricos.

4. Mercedes-Benz Sprinter


Motor: 2.2 diesel, 129 cv
Câmbio: manual, 6 marchas
Capacidade de carga: de 1.620 kg a 1.660 kg


A Sprinter pertence a divisão de vans da Mercedes-Benz, mas o modelo possui também uma versão chassi, com peso bruto total de 3.500 kg. São duas opções de carroceria, com entre-eixos de 3,67 metros ou 4,33 m. Na versão mais comprida, pode chegar a quase 7 metros, o maior modelo desta lista. A lista de equipamentos tem como itens opcionais: ar-condicionado, volante multifuncional e controle de velocidade de cruzeiro. 

5. Iveco Daily 35S14

Motor: 3.0 diesel, 146 cv
Câmbio: manual, 6 marchas
Capacidade de carga: de 1.270 kg a 1.525 kg


O Daily possui ar-condicionado, vidros e travas elétricos, controle de velocidade de cruzeiro, retrovisor com aquecimento e central multimídia com navegação. Mas a lista de itens de série é mais modesta. Ela inclui direção hidráulica, banco do motorista com regulagem de altura e computador de bordo.

6. Fiat Ducato Chassi

Motor: 2.3 diesel, 130 cv
Câmbio: manual, 6 marchas
Capacidade de carga: 1.590 kg


Um dos mais recentes lançamentos do segmento e pela primeira vez há uma opção chassi-cabine. Ela é importada do México, e traz o mesmo motor do modelo anterior, um 2.3 de 130 cv aliado ao câmbio manual de 6 marchas. Assim como em outros modelos, o ar-condicionado é item opcional, assim como ajustes elétricos dos retrovisores. Tem direção hidráulica e carregador USB de série.

Adquira o seu caminhão através do consórcio!

Agora que você já sabe os caminhões que podem ser dirigidos com CNH de carro, acesse a página do nosso Consórcio de Caminhões e veja qual o melhor plano pra você! Lembrando que todos os planos são sem juros, sem taxa de adesão, e com a segurança que só o Banco Itaú oferece! Você também pode entrar em contato através da nossa Central de Vendas. Ligue e faça o seu consórcio: 0800 740 7800.