Benefícios dos carros elétricos e híbridos
Benefícios dos carros elétricos e híbridos

Eles são amigos da natureza, pois emitem poucos poluentes e, em alguns casos, até nenhum. São silenciosos, contribuindo para a qualidade de vida, além de seguros e econômicos. Estamos falando dos carros elétricos e híbridos, tecnologias promissoras que estão conquistando o mundo.

Benefícios dos carros elétricos e híbridos

O veículo elétrico utiliza motor elétrico em vez de à combustão, e energia elétrica no lugar do combustível fóssil ou vegetal. Já o veículo híbrido possui os dois tipos de motores, alternando-os automaticamente de acordo com condição do carro, oferecendo melhor eficiência e desempenho.

Os carros elétricos são indicados para trajetos curtos do dia a dia. Segundo Ricardo Guggisberg, presidente executivo da ABVE, eles rodam entre 200 e 300 km por carga. A recarga pode ser realizada gratuitamente em mais de 100 eletropostos existentes no Brasil. Além disso, o usuário, também pode instalar um recarregador em sua própria casa.

Ricardo explica que uma carga rápida (80% da bateria) pode ser feita em duas horas; e uma lenta (100%), em 12 horas, mas que o tempo depende da potência do carregador. Os carros elétricos também contam com sistema de frenagem regenerativa, que capta e transforma em eletricidade a energia gerada quando os freios são acionados e o motor continua a girar. Além disso, quando estão parados no trânsito, entram em stand by, ou seja, não gastam energia, ao contrário dos veículos à combustão, que consomem combustível mesmo quando estão acionados e parados.

Já os carros híbridos são recarregados pelo motor a gasolina ou por frenagem regenerativa. Há ainda modelos com plug-in, que também podem ser recarregados por tomada.

As fabricantes têm trabalhado para reduzir o consumo de energia dos veículos elétricos. Mas eles já apresentam uma vantagem significativa quando comparados a veículos à combustão. Um estudo do grupo CPFL mostrou que 1km rodado de um carro à combustão, considerando o uso do etanol, custa aproximadamente R$ 0,19. Enquanto em um veículo movido à eletricidade esse custo é de R$ 0,05. Ou seja, 75% menor. Veículos elétricos têm isenção de IPVA em sete estados brasileiros (MA, PI, CE, RN, PE, SE e RS) e alíquota diferenciada em outros três (SP, RJ e MS).

Faça o seu consórcio agora mesmo!

Se você tem interesse em adquirir um carro seminovo ou 0km, acesse o nosso Simulador de Consórcio e encontre o melhor carro pra você.