Benefícios do Fundo de Reserva

Você sabe os benefícios do fundo de reserva? Sabe em quais situações ele deve ser utilizado? O Jornal do Consórcio fez um guia pra esclarecer todas essas dúvidas! Vale ressaltar que o consórcio é a melhor maneira de adquirir um bem de forma segura e econômica. 

Benefícios do fundo de reserva no consórcio

Cobertura de eventual insuficiência de recursos do fundo comum. Por exemplo, quando algum consorciado não está pagando as parcelas regularmente, o fundo de reserva cobre esse valor e não prejudica os outros participantes.

Quantidade de entregas garantida: As administradoras que utilizam o fundo de reserva dão ao consorciado segurança e garantia. Caso haja imprevistos financeiros, ele não será afetado e terá a regularidade na quantidade de entregas mensais mantida. Dessa forma a administradora gera maior confiança, e o consorciado sabe que irá retirar seu veículo de qualquer forma.

Entenda como funciona o fundo de reserva

O Fundo de Reserva é um percentual cobrado mensalmente sobre o valor do bem e serve para cobrir futuros imprevistos financeiros que possam ocorrer num determinado grupo de consórcio, funcionando como uma proteção para os consorciados. Segundo a ABAC, o cálculo da parcela do consorciado incluindo a contribuição mensal para o fundo de reserva, funciona da seguinte forma:

  • Valor da carta de crédito = R$ 50.000,00
  • Prazo do consórcio = 60 meses
  • Percentual do FR = 2%

Como o valor não é cobrado todo de uma vez, mas somado às parcelas, temos de encontrar o percentual mensal. Então, dividindo-se os 2% por 60 meses, chegaremos ao índice de 0,0333% a ser aplicado sobre o valor da carta de crédito de R$ 50.000,00.

Faça agora mesmo seu consórcio!

Depois de ficar por dentro de todas esses benefícios do fundo de reserva, que tal fazer um consórcio? Lembrando que é totalmente sem juros e sem taxa de adesão. Portanto, acesse o nosso Simulador de Consórcio e veja qual o melhor plano pra você!