Você está dentro do carro, parado em um semáforo ou em baixa velocidade. Repentinamente, outro veículo bate no seu ou o motorista de outro veículo tenta mudar de faixa e colide contra o seu. Nesses casos, não há dúvida. Os gastos com danos pessoais e reparos – do seu carro ou do patrimônio público – devem ser arcados por quem causou o acidente. 

Bateu o carro? Nós te explicamos o que fazer!

Após um acidente envolvendo dois ou mais carros, todos os motoristas devem parar e se acalmar. A melhor maneira é resolver o caso de forma amigável, trocando telefones. Mas e se o outro motorista não quiser fornecer o número ou der informação errada? Além disso, muitas pessoas simplesmente fogem do local.

A primeira coisa a se fazer é anotar a placa dos veículos que se colidiram. Há outras formas de se defender, para tentar, mesmo que na Justiça, que o culpado pague a conta. Mesmo se a opção for acionar o seu seguro, é preciso tomar precauções.

Preciso chamar a Polícia Militar?

Se não houver vítimas, a PM não precisará ir ao local do acidente, a não ser em caso de agressão física entre as partes ou de motorista alcoolizado. Essas ocorrências devem ser reportadas por quem chamar a polícia.

Quando devo retirar o carro do local?

Se o veículo tiver condições de rodar, você deve retirá-lo da via e estacionar em local seguro. Caso contrário, acione o guincho – as seguradoras oferecem esse tipo de serviço. Deixar o carro impedindo a circulação na via é infração média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.

De quem é a responsabilidade do acidente?

Em caso de colisão envolvendo dois ou mais veículos, o pagamento dos prejuízos materiais é de responsabilidade do motorista que causou o acidente, ou do dono do carro. Se ele não tiver seguro, você poderá propor que pague a franquia da sua apólice. O prejuízo será menor.

Faça seu consórcio com total segurança!

Qual o carro dos seus sonhos? Faça já um plano de consórcio e economize até 60% a mais do que em outras formas de compra parcelada. Acesse nosso Simulador de Consórcio, compare e simule o carro, o plano e a parcela ideal ao seu orçamento. Não perca tempo!