Aumentando a vida útil do ar condicionado do seu carro
Aumentando a vida útil do ar condicionado do seu carro

Atualmente, o ar condicionado tem se tornado um acessório bem comum nos automóveis. Esse equipamento exige certos cuidados para ser bem preservado. Confira nessa matéria do Jornal do Consórcio algumas dicas para acabar Aumentando a vida útil do ar condicionado.

Aumentando a vida útil do ar condicionado

Uma das maneiras de fazer isso é por exemplo evitar ligar e desligar o motor do seu carro quando o ar condicionado estiver sendo utilizado. A desativação brusca do equipamento pode causar danos aos seus componentes.

Outra dica é ligar o ar condicionado com o motor em baixa rotação. Isso evita também um acionamento brusco antes mesmo de haver uma total distribuição do óleo.

Para garantir uma maior vida útil para o seu ar condicionado, mesmo que não haja grande necessidade de utilização, é importante ligá-lo de vez em quando. Cerca de 15 minutos semanais já é tempo suficiente para evitar o ressecamento das mangueiras e de outras partes do ar condicionado. Muitos dos ar condicionados vem equipados de filtros que impedem a entrada de impurezas. A limpeza desses filtros deve ocorrer com certa frequência além da troca anual destes.

Atenção a possíveis falhas

É necessário ficar atento a diminuições de rendimento, vazamentos e outros possíveis defeitos que podem serem apresentados pelo equipamento. Nesses casos é sempre bom se certificar do motivo de tais ocorrências o mais cedo possível. Falhas como o vazamento de óleo e a perda de gás refrigerante pode afetar outras partes do seu carro.

Não é recomendada a instalação do ar condicionado fora de fábrica em alguns veículos como os de motorização 1.0. Essas adaptações podem acarretar em infiltrações, gerando problemas elétricos e uma grande dose de prejuízo.

Saiba mais no Jornal do Consórcio

Gostou das dicas? O Jornal do Consórcio possui diversas dicas automotivas, além de dicas de segurança e economia para você cuidar da melhor maneira possível do seu carro e do seu bolso. Se você ainda não possui um automóvel acesse a nossa Página de Marcas e confira uma excelente lista com diversos veículos para você adquirir por meio do consórcio. Não perca tempo!