As regras mudaram para o FGTS no consórcio
As regras mudaram para o FGTS no consórcio

As regras mudaram para o FGTS no consórcio.

FGTS no consórcio
As regras mudaram para o FGTS no consórcio

As regras mudaram para o FGTS no consórcio e foi uma mudança favorável para quem deseja usar o fundo de garantia do tempo de serviço (FGTS) em seu consórcio de imóveis. Subiu o valor máximo de avaliação do imóvel.

Agora podem ser adquiridos imóveis de até 950 mil reais em  Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo e nos demais estados de 800 mil, antes os valores não passavam de 750 mil e 650 mil respectivamente.

As regras mudaram para o FGTS no consórcio e isso ocorreu por conta de uma Resolução do conselho Monetário Nacional de nº4.537, do dia 24/11/2016 e os consorciados podem usar o fundo de garantia nos seguintes casos:

  • Ofertar lances: O consorciado pode utilizar até 100% da sua conta no fundo de garantia para ofertar um lance. Basta apresentar o extrato do seu FGTS a administradora.
  • Contemplação: Se o consorciado deseja adquirir uma imóvel de 250 mil reais, sua carta de crédito é de 220 mil e tem 30 mil de saldo na sua conta do fundo de garantia, você poderá utilizar.
  • Pagamento das prestações: O valor debitado nesse caso pode chegar a 80% do valor total da parcela. Se estiver em atraso, o consorciado poderá utilizar parte do FGTS para colocar em dia as parcelas, desde que não passe de três. Lembrando que apenas consorciados contemplados, podem utilizar esse recurso.
  • Pagamento de parte da dívida: Pode-se utilizar parte para quitar ou amortizar parte da dívida, lembrando que para isso o consorciado precisa ter sido contemplado e já ter adquirido o imóvel.

FGTS e consórcio Residencial, casamento ideal sem juros.

Foram utilizados R$97,15 milhões de reais de Janeiro até hoje das contas do fundo de garantia para consórcio de imóveis. Foram 2.617 pessoas que utilizaram esse recurso. 43% para adquirir imóvel residencial em construção ou pronto e 57% das pessoas quitaram ou amortizaram sua dívida com sua administradora de consórcios.

Os pré-requisitos para conseguir um imóvel com o FGTS.

FGTS no consórcio
As regras mudaram para o FGTS no consórcio

As regras mudaram para o FGTS no consórcio e para que o consorciado possa utilizar o benefício ele precisa atender a alguns pré-requisitos como:

  • Precisa comprovar três anos de trabalho sob o regime de FGTS. Para aprovação acontecer é necessário a conferencia dos dados do extrato da conta vinculada;
  • Não pode ser proprietário de imóvel residencial pelo SFH (Sistema de Financeiro de Habitação);
  • Não pode ser proprietário de um imóvel em construção ou concluído no mesmo município que reside, no mesmo município que exerce sua função principal ou em municípios vizinhos.

O consórcio de imóveis pode ser adquirido para a tão sonhada casa própria, para a casa de praia, terrenos, fazendas, lotes e até para reforma em geral em seu imóvel.