Ar condicionado ligado ou janelas abertas?

Qual dos dois se torna mais econômico?

O ar condicionado já é utilizado em grande parte dos veículos da atualidade. Muitos motoristas se perguntam a respeito dos benefícios e das consequências de sua utilização. Veja nessa matéria o que é mais econômico: ar condicionado ligado ou janelas abertas? Confira!

O que é mais econômico?

Utilizar o ar condicionado ao invés de deixar a janela pode ser uma ótima ideia. Principalmente nos dias de muito calor, os motoristas costumam deixar o ar condicionado do veículo ligado durante grande parte da viagem. Porém sempre havendo o receio de estar gastando mais combustível do que com a janela aberta.

A verdade é que ao realizar longos percursos e com uma velocidade consideravelmente mais alta, as janelas abertas permitem a produção de uma resistência de ar. Ela interfere na redução de velocidade do veículo. Dessa forma, gasta-se mais combustível.

Em contrapartida, ao dirigir em baixa velocidade, manter as janelas abertas contribui para o menor gasto de combustível.

Quando ligar o ar condicionado

Especialistas afirmam que apesar de não haver uma velocidade especificada para diferenciar se é hora de abrir as janelas do carro, ou se o mais apropriado é ligar o ar condicionado. Mesmo assim,  pode ser utilizada uma velocidade base para isso, que são os 64 km/h.

Ao chegar nesta velocidade, o motor do carro produz menos energia necessitando trabalhar bem mais para distribuir energia para outras partes do carro. Entre estas partes, entra o uso do ar condicionado. Por isso, em altas velocidades, a energia fornecida é suficiente para tornar o uso do equipamento mais econômico.

Saiba mais no Jornal do Consórcio

Gostou? Aqui no Jornal do Consórcio você encontra diversas curiosidades. Dicas automotivas, dicas de economia e também de segurança. Para você que ainda não possui um veículo, aqui você também encontra uma grande variedade de modelos de diversas montadoras com as melhores ofertas do país. Acesse a nossa Página de Marcas e confira!