Ar-condicionado dual zone. Entenda como funciona
Ar-condicionado dual zone. Entenda como funciona

O ar-condicionado dual zone, ou de zona dupla, é muito encontrado nos carros de hoje, inclusive nos modelos compactos e de entrada. Seu nome remete a algo que funciona duas vezes, mas na verdade é igual ao modelo simples. Suas diferenças estão em outras funções, as quais vamos falar abaixo.

Como funciona o ar-condicionado dual zone

Existe um dispositivo dentro do veículo, chamado HVAC, que serve para controlar o aquecimento, ar-condicionado e ventilação. Sabe quando você está mexendo para escolher a temperatura que quer que o ambiente fique? O HVAC irá determinar a posição da válvula de temperaturas e de distribuição, assim como a velocidade do ventilador.

Chega no HVAC a informação de como está a temperatura ambiente através de sensores. Depois disso, é possível saber qual carga de calor deve ser misturada ao ar.

Ar-condicionado dual zone. Entenda como funciona.2
Saída de ar para o banco traseiro

No sistema dual-zone, existem saídas individuais para a parte da frente e de trás do carro. Dessa forma, pode-se deixar a parte de trás mais quente ou mais fria do que a da frente, dependendo do que você desejar. Apesar de possuir essa sofisticação, a energia consumida pelo ar-condicionado dual zone é igual ou até inferior à do ar normal.

O mais interessante é que as duas temperaturas são distintas e não interferem uma na outra. No mercado são encontrados sistemas de três ou até quatro zonas. Claro que o número de controles é multiplicado pelo número de zonas, mas é um pouquinho diferente. Existe um maior fluxo de ar no carro, que irá determinar a temperatura em cada canto, de acordo com o desejado.

No final, o que importa é o conforto de cada passageiro, não é verdade? E você, já tem o seu carro, seja ele com ou sem ar-condicionado? Que tal comprar um novo?

Faça já seu consórcio

Nos planos de consórcio você irá dispor de muita praticidade e economia. Isso começa pelos planos que possuem prazos estendidos, lhe proporcionando a melhor parcela para o seu orçamento. Além disso, todos os planos são isentos de juros, e você não precisa pagar nenhuma taxa de entrada para participar. Não perca tempo e faça o seu consórcio hoje mesmo!

Clique aqui e veja nossa página de marcas com os planos disponíveis.