A importância do aditivo para radiador
A importância do aditivo para radiador

Um dos sistemas que mais interferem no bom funcionamento do motor é o de arrefecimento. Um dos componentes desse sistema é o radiador, que é responsável por controlar a temperatura do motor. Ele realiza a troca de calor do motor diretamente com o meio ambiente através de um sistema hidráulico, a partir daí começamo a entender um pouco sobre a importância do aditivo para radiador. 

Como funciona um radiador?

Vamos explicar de forma bem simplificada o seu funcionamento. Ele faz a troca de calor da água que circula pelo motor. Essa água vem misturada com o aditivo, caso tenha sido adicionado ao radiador, que em seguida será resfriada para voltar ao motor. Com isso, o motor não aquece tanto a ponto de dilatar as peças que poderiam até bloquear o seu movimento.

Qual a importância do aditivo para radiador?

Ele serve como uma forma de proteger o líquido de arrefecimento contra frio ou calor, evitando o congelamento ou fervura. Sendo assim, o aditivo para radiador faz com que a temperatura permaneça em uma faixa que permita o pleno funcionamento do motor. 

Além disso, como sabemos, o motor e demais peças são feitas de metal. E o que acontece quando o metal fica muito tempo exposto à umidade? Isso mesmo, ele enferruja. A água em contato com o ar se torna altamente corrosiva, danificando as peças. Sendo assim, outra propriedade do aditivo é evitar a oxidação de diversos componentes do motor. 

Existem basicamente três tipos de aditivos para radiador: compostos por etilenoducol, orgânicos e sintéticos. Para saber qual o tipo ideal para o seu, basta dar uma lida rápida no manual do seu carro. Não é recomendado usar qualquer tipo ou o mais barato, pois os danos causados no seu motor podem ser muito graves.

É muito importante saber cuidar de todas as peças do carro, desde seu chassi até o sistema de ar-condicionado. Para ter mais dicas automotivas, você pode acessar nossa seção especialmente criada com esse fim clicando aqui. Se tiver mais dúvidas, deixe nos comentários para que possamos respondê-la!