O uso da cadeirinha infantil para transportar crianças é obrigatório no Brasil desde 2010. Esse equipamento proporciona conforto aos pequenos e serve para protegê-los em caso de acidente ou situações de freadas bruscas. 

A importância da cadeirinha infantil

Primeiramente, vale ressaltar que as cadeirinhas devem ser usadas em viagens de longa e de curta duração. Muitos pais tem o costume de não colocar as crianças na cadeirinha quando vão a lugares próximos e é nessas horas que acidentes podem acontecer. 

Quando o carro está em movimento, quem está dentro do carro, está se movimentando na mesma velocidade. Então, se ocorrer uma parada brusca, a criança será jogado para frente na mesma velocidade que o carro está.

Alguns estudos comprovam que cadeirinhas adequadas e corretamente instaladas são capazes de reduzir até 70% o risco de morte e lesões depois de batidas. Portanto, é necessário escolher o modelo ideal de acordo com o tamanho e o peso da criança. 

Como escolher a cadeirinha infantil ideal

Bebê-Conforto (Até 13kg ou 1 ano de idade): Constituem a forma adequada à anatomia dos pequenos, mantendo-os na posição semi-ereta. Impedem fraturas de coluna e crânio por possuírem anteparos de proteção para a cabeça e pescoço. Seguindo o manual de instruções, pode ser fixado no centro do banco traseiro; ou no lado direito do passageiro preferencialmente no cinto de três pontos, de costas para o movimento.

Assentos Conversíveis (De 1 a 4 anos ou de 13kg a 18kg): É readaptada a altura na medida que a criança cresce. Devem ser fixados conforme a indicação do bebê-conforto. Depois, devem ser convertidos para a cadeirinha, sentados de frente para o movimento, fixando-as no banco de trás, com as alças ajustadas aos ombros. Estes assentos devem ser utilizados até que a altura das orelhas da criança atinjam o topo das costas do assento; quando os ombros se tornem muito largos para o encosto; quando ainda as tiras de contenção estiverem totalmente estendidas.
 
Assento de Elevação ou Booster. Entre 4 e 7 anos e meio são utilizados quando a criança ultrapassa os limites de tamanho para a utilização dos assentos de segurança, mas ainda não possuem altura para usarem a cinta do ombro do cinto de três pontos do veículo. Entretanto, quando o veículo possuir cinto de três pontos no banco de trás, dar preferência para este modelo. Contudo, dos 7 anos e meio até os 10 anos, as crianças devem usar o cinto de segurança e só podem usar o banco da frente a partir dos 10 anos de idade. Essa cadeirinha só pode ser utilizada no banco de trás com o cinto de três pontos.

Compre seu carro através do consórcio!

Que tal comprar um carro seguro e confortável pra transportar os seus filhos? Acesse o nosso Simulador de Consórcio e escolha o carro ideal para sua família!