Qual a diferença entre câmbio manual e câmbio automático?

Veja quais são as principais diferenças entre os dois modelos de câmbio

Com o passar dos anos os veículos tem se modernizado cada vez mais, aderindo a soluções e ferramentas mais eficazes. Uma delas é o câmbio do veículo. Entenda nessa matéria como funciona e qual é a diferença entre os câmbios manuais e automáticos.

Marchas no câmbio automático

Começando pela diferença nos nomes, as marchas do câmbio manual são numeradas (1ª, 2ª, 3ª marcha). Já no câmbio automático, são encontradas as letras D, P, N e R. Veja abaixo o que significa cada uma delas.

P (Park): posição do que é utilizada para dar partida no veículo e também para desligar o motor. Esse comando bloqueia a tração das rodas e como o termo em inglês "park" já descreve, é recomendada para estacionar.

R (Reverse): o comando traduzido 'reverso' ativa a marcha ré do veículo, que é iniciada junto ao botão acoplado no próprio câmbio.

N (Neutral): este comando é o chamado ponto morto, que também pode ser utilizado para dar partida e desligar o veículo. A diferença para o P (Park) é que não há bloqueio das rodas de tração.

D (Drive): Está é a posição é utilizada para dirigir, possibilitando a aceleração e também a frenagem do veículo diante de sua condução.

Combustíveis e pedais

Os veículos com câmbio automático também se diferenciam por não possuir o pedal de embreagem. Quando utilizada com o câmbio manual a embreagem é acionada pisando fundo no pedal. Porém, nos automáticos, o pedal que se posiciona a esquerda é o do freio, consequentemente é necessário ter cautela, pois pisar bruscamente no pedal de frenagem pode causar sérios acidentes.

Carros com câmbio automático gastam mais combustível o que estatisticamente equivale a 15% mais do que o gasto com câmbio manual. Esse gasto superior acontece devido a execução de trocas de marchas em rotações mais altas.

Saiba mais no Jornal do Consórcio

Gostou? O Jornal do Consórcio possui diversas outras curiosidades e dicas automotivas, dicas de economia e dicas de segurança. E se você ainda não tem um carro ou está o pensando em trocar e comprar um carro novo, temos a nossa Página de Marcas com inúmeros modelos de diversas montadoras de renome em território nacional. Confira!