6 Dicas para comprar o carro usado perfeito
6 Dicas para comprar o carro usado perfeito

O mercado de carros usados está aquecido no país, inclusive por meio do consórcio. Entretanto, ao tomar a decisão de comprar um carro usado, o consumidor precisa ficar atento a uma série de itens para evitar que a realização de um sonho se transforme em uma dor de cabeça.

5 Dicas para comprar um carro usado perfeito

1) Pesquise preços. A possibilidade de adquirir modelos mais completos a preços mais em conta, é um dos atrativos do mercado de carros usados. Nesse sentido, o motorista pode ter como referência a tabela FIPE, que mostra os preços médios de veículos no mercado nacional. A busca pelo melhor preço pode incluir ainda cidades próximas à sua, em concessionárias, lojas multimarcas e também entre pessoas físicas.

2) Faça um test–drive. Essa dica é fundamental, tanto no mercado de carros novos quanto no de carros usados. Embora não seja possível detectar problemas mais graves para que a compra seja 100% segura, é assim que você ao menos avalia se vai se sentir confortável no modelo escolhido. Além disso, aproveite para verificar eventuais ruídos ou estalos e fique atento se o veículo está puxando a direção para um dos lados, o que pode representar problemas de suspensão, por exemplo.

3) Estado de conservação. À primeira vista, a parte externa do veículo requer uma avaliação minuciosa por parte do comprador. Eventuais avarias, riscos e arranhões comprometem a pintura e podem ser utilizados como argumento para obtenção de melhores preços junto ao consumidor. Avalie os desgastes dos pneus, além do estepe, tendo em mente que esse é um item de custo elevado havendo necessidade, portanto também pode gerar descontos na negociação. Verifique se existem cicatrizes, diferenças nos tons da lataria, borrachas soltas, marcas de barro e também trincas nos vidros do automóvel.

4) Documentação. Checar a documentação do veículo é procedimento que contribui para a avaliação de custos – se o pagamento de licenciamento e IPVA estiver atrasado, procure negociar desconto – mas também ajuda a conferir a procedência dos veículos. No caso das concessionárias, elas já efetuam essa checagem, mas ao adquirir de uma pessoa física, confira se os números do chassi, dos vidros e da placa batem com os do documento. No site do Detran de seu Estado, você pode verificar se a placa é verdadeira e a existência de multas pendentes.

5) Leve a um bom mecânico. Nem todo mundo possui o traquejo necessário para avaliar a situação dos itens do carro. Nesse caso, uma dica importante é levar o veículo a um mecânico de confiança. Tenha em mente que está adquirindo um carro usado, então é possível que ele enxergue alguns defeitos e avarias que passaram batido por você. O mecânico também terá um olhar mais aprofundado para avaliar se o carro já foi batido, se as peças são originais e se ele já sofreu de alagamento, o que comprometeria até mesmo a parte elétrica do carro.

Compre seu carro usado através do Consórcio!

Você sabia que o consórcio é uma modalidade de compra planejada totalmente segura? Através dele é possível comprar o carro dos seus sonhos e economizar até 60%. Acesse a nosso Simulador de Consórcio e escolha o plano que mais combina com o seu orçamento.