5 fatos curiosos sobre a carta de crédito
5 fatos curiosos sobre a carta de crédito

O objetivo de um consórcio é contemplar seus participantes para que tenham acesso a uma carta de crédito. Com ela, a pessoa tem o direito de retirar seu bem mesmo sem o grupo ou suas parcelas terem terminado. Veja a seguir 5 fatos curiosos sobre a carta de crédito no Consórcio!

5 fatos curiosos sobre a carta de crédito

1. Até 10% de seu valor pode ser usado para outros pagamentos

Um dos benefícios que o consórcio oferece junto com a carta de crédito, é poder utilizar 10% dela para pagamentos relacionados ao bem ou serviço deste consórcio. No consórcio de carros, por exemplo, pode ser usada para seguros, documentação, acessórios etc. 

2. Bens usados também podem ser adquiridos

Muitas pessoas pensam que ao entrar em um consórcio, obrigatoriamente terão que comprar um bem novo. Isso felizmente não é verdade e permite ao consorciado adquirir carros seminovos, se quiser. Mesmo assim vale ressaltar que cada administradora pode definir uma data de fabricação limite daquele bem, que deve estar definida em contrato. 

3. Financiamentos podem ser quitados com a carta de crédito

Sim, existe uma lei no consórcio que permite que você quite seus financiamentos com a carta de crédito. No entanto, o financiamento deve ser da mesma categoria do consórcio. Por exemplo, uma carta de crédito para compra de veículos não pode ser usada para quitar um financiamento de imóvel e vice-versa. Pode ser necessário uma autorização da administradora de consórcios, depende do que está descrito no contrato de adesão.

4. É possível retirar o crédito em dinheiro

Dentre os 5 fatos curiosos sobre a carta de crédito, esse possivelmente é o que as pessoas menos conhecem. Desde que você tenha quitado todo o seu saldo devedor e tenham se passado 180 dias da data de sua contemplação, você pode ter o dinheiro ao invés da carta de crédito. 

5. Comprar um bem diferente do contratado

Assim como a curiosidade 3, no entanto, se utiliza apenas para bens da mesma categoria. Se você inicia o consórcio para comprar um Gol, pode utilizar sua carta de crédito para comprar um HB20, por exemplo. Vale lembrar que se houver qualquer diferença de valor, o consorciado deve pagá-la na hora. 

Compre seu carro sem jogar dinheiro fora

A carta de crédito é apenas um dos benefícios que o consórcio oferece. Entre eles estão a compra do carro direto da fábrica sem pagar nada de entrada. As parcelas têm isenção de juros, IOF e você não paga taxa de adesão! 

Veja o nosso simulador de consórcio, onde você pode filtrar os carros de acordo com seu etilo de vida, valor de parcela, crédito e muito mais. Encontre hoje mesmo o plano que melhor se encaixa em seu orçamento!