5 dicas de economia para caminhão
5 dicas de economia para caminhão

Para garantir a economia do seu caminhão pode se seguir dicas simples, que na maioria das vezes também possui ligação direta a segurança. Dirigir dentro da velocidade limite e não pisar fundo, garante a segurança, economiza combustível e desgaste do caminhão. Confira agora 5 dicas de economia para caminhão.

5 dicas de economia para caminhão

1. Atenção aos pneus

Uma dica preciosa para quem pega a estrada constantemente nos caminhões é dar uma atenção especial aos pneus. Além de estar sempre atento na troca de pneus eles precisam estar calibrá-los regularmente. Os pneus baixos tendem a exigir mais do veículo, aumentando assim o consumo de mais combustível.

2. Não utilize o caminhão em ponto-morto

Muitos caminhoneiros se utilizam de uma lenda da economia “rodar na banguela”, ou seja, dirigir com o veículo desengrenado, e isolado da potência do motor. Entretanto, atualmente os caminhões a diesel continuam consumindo combustível mesmo não engrenados, pois o motor reconhece que o veículo está em marcha lenta.

Dirigir em ponto-morto, aumenta o consumo de combustível, sem contar que diminuir a segurança do condutor. No artigo 231 do Código de trânsito brasileiro  prevê infração média e perder 4 pontos na carteira, bem como ter que pagar uma multa de R$ 85,00.

3. Carga no peso acima do permitido

Ao rodar com peso de carga acima do pré definido para o seu caminhão faz com que ele se sobrecarregue e faça mais esforço, automaticamente, gasta mais combustível e diminui a sua vida útil.

4. De olho nas rotações

Quando estiver dirigindo, mantenha a atenção também no conta-giros para não ultrapassar seu limite, nem para mais nem para menos. Isso garante que o motor esteja trabalhando na sua rotação ideal, consequentemente, economiza combustível e não sobrecarrega do motor.

5. Mantenha distância

O ideal é manter uma distância segura do veículo da frente, afim de manter a segurança e evitar ficar acelerando e freando durante o percurso aumenta o gasto de combustível.

Ainda não tem o seu? Inscreva-se já no Consórcio de Caminhão!

O Consórcio de caminhões Itaú é a forma ideal de garantir a renovação da sua frota sem pagar nada de juros, adesão ou necessitar de entrada. Os prazos são de até 100x com as melhores condições de negociação do mercado, acesse já e confira!