Volkswagen é campeã de veículos ‘selo verde’

Modelos da marca são destaque por oferecer menor índice de consumo de combustível e menor nível de emissões de gás carbônico

Volkswagen é campeã de veículos 'selo verde'
Volkswagen é campeã de veículos 'selo verde'
Volkswagen é campeã no Brasil por possuir o maior número de veículos classificados com o chamado “selo verde” de eficiência energética. Os dados são do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
Detentora dos veículos mais econômicos do mercado que integram o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE).
No total, a Volkswagen do Brasil oferece 41 configurações de carros com o selo. São eles o up!, Gol, Fox, Voyage, Saveiro, Novo Golf e Fusca. Todos receberam classificação “A” em suas categorias, o que representa a melhor eficiência energética.

Volkswagen é campeã do selo verde

Os modelos da marca oferecem menor consumo de combustível e nível de emissões de gás carbônico que os concorrentes. O ranking dos veículos mais econômicos do mercado é atualizado mensalmente.

No ranking mais recente, participaram 36 marcas, totalizando 574 modelos e versões divididos em 12 categorias. As categorias são: subcompacto, compacto, médio, grande, carga derivado, comercial, minivan, fora de estrada, esportivo, extra grande, utilitário esportivo compacto e utilitário esportivo grande. Desse montante, 29% têm o selo do Conpet de eficiência energética (166 modelos e versões). Os veículos recebem certificação de “A” a “E” – sendo a indicação “A” a que representa a melhor eficiência energética. A Volkswagen do Brasil tem 41 modelos e versões com o selo “A”.

Volkswagen é pioneira em testes de emissões

Pioneiro na indústria, o laboratório de emissões da Volkswagen do Brasil – inaugurado em 1976, 10 anos antes de existir no Brasil a lei de controle de emissões de gases (Proconve – Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) – destina-se a medir os gases emitidos pelos veículos produzidos pela marca no Brasil e Argentina para o desenvolvimento, homologação e controle de produção.

No teste de emissões, realizado no Laboratório de Emissões da fábrica Anchieta, o veículo roda no dinamômetro de chassis e “percorre” um caminho que simula condições reais do trânsito, com acelerações, frenagens, ultrapassagens, congestionamentos e paradas nos semáforos.

Os veículos rodam em várias condições, como partida com o motor frio, com motor aquecido e com temperaturas mais elevadas. Em um tubo colocado no escapamento do veículo, os gases são coletados e analisados. A partir disso, são desenvolvidos motores cada vez mais com foco na preservação do meio ambiente. Viu como a volkswagen é campeã?

Diariamente, os especialistas analisam os gases emitidos por protótipos e veículos de produção em série, bem como avaliam o consumo de combustível.

Recentemente, a Volkswagen do Brasil investiu R$ 50 milhões em 12 novos equipamentos e na ampliação do Laboratório de Emissões e do Laboratório de Motores na Anchieta. Iniciado em 2011, o investimento inclui novos dinamômetros de bancada (estático, para motores) e de chassis (dinâmico, com o carro em movimento), entre eles o primeiro dinamômetro da indústria brasileira para testes em veículos 4X4.

Participação no PBE

A Volkswagen foi uma das primeiras fabricantes a participar do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. Sua participação vem desde o começo da iniciativa, em 2009. Hoje a Volkswagen é campeã por merecimento.

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