Veja o estudo sobre os compradores de veículos.

Qual é o seu perfil?

Veículos

Uma pesquisa encomendada pelo Google diz que a maioria dos compradores de veículos vê o carro como item de transporte. A intenção é traçar o perfil dos consumidores de carro. Foram identificados 5 perfis de compradores. Veja abaixo

DESCUBRA EM QUE PERFIL VOCÊ PERTENCE

Carro = transporte 28%: É aquele consumidor que tem o veículo como leva e traz, atendendo a um papel funcional. Os consumidores desse grupo são orientados pela economia do carro, prestando atenção no consumo de combustível, nos custos de manutenção e do seguro, além do preço.  Exemplo: Spin

Carro = casa: 24%: Buscam atender as necessidades da família. A segurança para eles é prioridade esses tipos de consumidor buscam um carro completo, preferindo marcas e modelos com os quais estejam familiarizados. Seu processo de compra é mais curto e sem muita pesquisa. Exemplo: Spacefox

Carro = espelho: 17%: É o consumidor que o carro é uma expressão da sua personalidade. É o tipo de consumidor que vê a aparência dos veículos, ele tem que ser bonito por fora e por dentro, valorizando aparência externa, mas também o conforto e espaço interno do carro. A compra não é realizada sem entrar e sentir no carro. Exemplo: Punto

Carro = paixão: 16%: Esse tipo de consumidor representa a liberdade, estrada, rua, prazer ao dirigir, eles gostam de saber sobre o desempenho e performance do motor, leveza e precisão e respostas rápidas do carro. Gostam de saber a opinião de experts e da imprensa especializada.

Exemplo: Strada

Carro = melhor negócio: 15%: Esse consumidor é o mais racional e o mais critico. Eles querem garantir que estão fazendo um bom negocio, eles olham todos os detalhes preço, economia, segurança, conforto, performance, etc. São os que mais dedicam tempo em pesquisas online. Exemplo: Onix

TIPOS DE VEÍCULOS COMPRADOS PELOS CONSUMIDORES

Sedãs premium, por exemplo, atraíram:

23% dos que privilegiam o transporte da família

23% dos que buscam o melhor negócio

17% dos que veem o carro como mero transporte

17% dos que veem o carro como um “espelho”

16% dos apaixonados por dirigir

Isso significa, que, para vender um mesmo sedã, a marca precisa falar com cada consumidor de uma maneira personalizada, reforçando atributos que cada grupo julga primordiais.

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