7 coisas que você ainda não sabe sobre o Consórcio

Veja tudo o que você precisa saber para fazer um consórcio

consórcio
Benefícios Consórcio

Nessa matéria você vai encontrar tudo o que você precisa saber sobre o Consórcio, e entender o porque ele é a forma mais econômica e inteligente de adquirir seu carro, moto, imóvel ou serviço.

1 – CONSÓRCIO DE CARRO: VOCÊ NÃO FICA PRESO AO VEÍCULO ESCOLHIDO

Fez o consórcio de um Ford Ka mas na metade do plano decidiu que quer um Gol, e agora? No consórcio você não fica preso a retirar somente o carro escolhido no ato da compra, isso acontece porque você adquiriu uma carta de crédito com o VALOR do Ford Ka como referência. Sendo assim, você pode usar seu crédito para comprar qualquer carro.

2 – CONSÓRCIO DE IMÓVEIS: USE SEU FGTS COMO LANCE

Comprou seu consórcio de imóveis porém não tem nenhum valor de lance? Não se preocupe, você pode utilizar o seu FGTS como lance no consórcio de imóveis, assim podendo também utilizar esse lance em algumas administradoras para diminuir seu prazo de pagamento, ou diminuir sua parcela.

3 – SUA PARCELA SOFRERÁ ATUALIZAÇÃO NO CONSÓRCIO

No consórcio suas parcelas não são fixas, e elas podem ser atualizadas tanto para mais quanto para menos. Isso é um benefício para o consórciado, pois sempre terá sua carta de crédito atualizada. Ou seja, sempre irá dispor do valor de um bem do ano e no caso dos automóveis, sem precisar dispor de nenhum valor a mais na hora da retirada de seu veículo na concessionária.

4 – NÃO CAIA EM PROMESSAS DE CONTEMPLAÇÃO

Prometeram que você será contemplado em 8 meses? Que com seu lance de 15 mil com certeza você será contemplado na primeira reunião? Fique atento, isso é crime! Nenhuma administradora pode prometer contemplação seja ela por sorteio ou lance, pois o sorteio nas principais administradoras de consórcio do país, são feitos com bases nos números da Loteria Federal. Já no lance, em algumas administradoras os consorciados que estiverem presentes na assembléia podem ofertar seus lances até 1 hora antes da reunião começar, o lance é secreto e divulgado somente quando a mesma se inicia. Por isso, preste bem atenção e não acredite em quem tentar lhe vender algo prometendo rápida contemplação.

5 – NO CONSÓRCIO VOCÊ NÃO PAGA JUROS

O consórcio é isento de juros, pois o dinheiro arrecadado para a entrega de veículos vem do fundo comum de cada grupo de consórcio que é constituido pelas parcelas pagas pelos consorciados. Sendo assim, esse dinheiro não foi pego emprestado de um banco, e sim veio diretamente do autofinanciamento dos consorciados do grupo.

6 – TAXA ADMINISTRATIVA E FUNDO DE RESERVA NÃO SÃO JUROS

É comum confundir a taxa administrativa e o fundo de reserva com juros, mas o que eles são na verdade é um benefício para o grupo de consorciados. A taxa administrativa serve para pagar a gestão que a administradora faz do grupo, onde no total do plano você paga em algumas administradoras apenas 18%, saiba mais lendo nossa matéria “Consórcio X Financiamento“. Já o fundo de reserva, serve para complementar o fundo comum do grupo e entregar mais carros por reunião além de cobrir despesas de consorciados que possam vir a ficar inadimplentes.

7 – O TEMPO DE SUA CONTEMPLAÇÃO DEPENDE DE VOCÊ

Há quem ache que o consórcio é uma questão de sorte, porém é uma questão de disciplina onde o principal responsável por sua contemplação é o próprio consorciado. Isso acontece porque pagando todo mês suas parcelas em dia, você concorre aos sorteios mensais onde a cada mês seu grupo diminui pois os já contemplados não participam mais, e os consorciados que pagaram suas parcelas atrasadas também não. Outra grande vantagem é: se você ofertar um lance não será excluído do sorteio. Isso mesmo, o lance só faz sua chance de retirar seu veículo dobrar.

FAÇA SEU CONSÓRCIO AGORA

Dúvidas tiradas? Então que tal programar agora a compra do bem? Visite nossa página de marcas e escolha a administradora com o melhor plano de consórcio para o seu bolso.