Top 10: Revoluções do mecanismo automotivo.

Conheça as dez maiores mudanças nos mecanismos dos carros que tornaram dirigir uma atividade bem mais fácil.

Mecanismo automotivo
Mecanismo automotivo

Hoje, com os rápidos avanços nas tecnologias automotivas e maior exigência por parte dos consumidores, é praticamente impossível dirigir um carro sem direção hidráulica, ar-condicionado ou bons opcionais multimídias. Mas e quando a tecnologia não era tão avançada? Veja o ranking das dez maiores modificações no mecanismo automotivo que facilitaram as vidas de todos os motoristas.

10º – FREIOS

Hoje, o mecanismo automotivo do sistema de freios tem como estrutura um conjunto hidráulico, distribuindo o fluido dos freios e atuando nas rodas. Porém, até que este sistema fosse inventado, os primeiros freios eram acionados por um mecanismo de cabos, que era semelhante ao chamado freio de mão.

9º – MARCADOR DE COMBUSTÍVEL

Até os anos de 1960 o mostrador de nível de combustível nos veículos era um item opcional. Já com o tempo e várias mudanças nas medidas de seguranças automotivas o item passou a ser obrigatório de série. Até o item estar em todos os automóveis, quem não o possuía em seu carro, usava uma vareta mergulhada no tanque para poder medir o nível de combustível.

8º – LIMPADORES DE PARA-BRISA

Originalmente criados para remover a neve do para-brisa do carro no inverno, o mecanismo automotivo do limpador de para-brisa foi inventado por Mary Anderson no ano de 1903 e seu funcionamento era manual. Porém, foi já nos anos 20 que a versão elétrica passou a ser usada no mundo inteiro.

7º – MECANISMO AUTOMOTIVO DA MARCHA

Nos primeiros câmbios dos carros a primeira marcha só era possível de ser engrenada com o veículo parado, eram as chamadas “caixas secas”, pois era uma marcha não sincronizada. Se o motorista tentasse colocar a primeira com o carro em movimento a caixa fazia aquele barulho característico das engrenagens arranhando.

6º – PARTIDA

Quem não se lembra de alguma cena de um filme em preto e branco em que o personagem ligava o carro por meio de uma manivela? Até a década de 1910, a partida no carro era feita dessa forma, o motorista tinha que girar uma manivela que acionava o motor, um procedimento de certo risco. Já em 1912, foi implantado o mecanismo automotivo de sistema elétrico de acionamento do motor, uma inovação da Cadillac.

5º – FARÓIS

Hoje com apenas um leve movimento do motorista é possível iluminar, mais ou menos, os trajetos. Porém, no começo do século eram usados dispositivos que funcionavam por meio de acetileno, o que exigia um esforço muito maior, pois além de ser acionado manualmente, era preciso encher o reservatório com o volume certo de fluido, ou o sistema não funcionava.

4º – LUZES DE DIREÇÃO

Antes das famosas luzinhas piscantes, as chamadas “Setas”, os motoristas tinham que estender o braço para indicar a direção em que ia virar com o carro. Já em sinal de evolução, foi criado posteriormente um dispositivo que se destacava da coluna do carro para indicar a direção, as chamadas “bananinhas”.

3º – BUZINA

Antigamente a melhor maneira de alertar os outros motoristas e pedestres também era acionada manualmente. A buzina só passou a ser elétrica por volta dos anos 10 com a chegada das baterias. Já antes, era necessário o motorista usar uma buzina semelhante a dos palhaços de circo.

2º – IGNIÇÃO

Já houve um tempo, em que para provocar a centelha dentro da câmara de combustão o motorista tinha que ajustar por meio de uma haste e de forma manual o “ponto” correto para iniciar o funcionamento do motor. Hoje essa tarefa é feita através do mecanismo automotivo de um sistema elétrico que provoca a centelha.

1º – RETROVISOR

Para fazer uma boa e segura condução do seu veículo é indispensável o uso do espelho retrovisor. Porém para alguns motorista pode ser difícil de imaginar que no Brasil o acessório só foi obrigatório a partir do ano de 1982, para o espelho do lado esquerdo e 1998 para o lado direito.

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