Tipos de carroceria: Você conhece todos?

Hatch, sedã, picape... Conheça os principais tipos e formas de automóveis.

Tipos de carroceria
Tipos de carroceria

Hoje aproximadamente 49 milhões de carros trafegam pelo nosso país. O Departamento Nacional de Trânsito classifica todos os automóveis apenas como carros sem considerar as suas particularidades. Mas e você, sabe quais são as principais diferenças de cada carroceria? Veja abaixo os tipos de automóveis e saiba tudo o que você precisa para comprar o carro mais adequado para as suas necessidades.

TIPOS DE CARROCERIA

HATCHBACK

Geralmente o design dos modelos de entrada por ser econômico e funcional. Sua principal característica é a boa divisão entre a cabine do passageiro e o motor. Geralmente possuem motorizações com menos potência e são considerados carros mais populares ou com carroceria compacta.

SEDAN

Com quatro portas o sedans tem a linha que define a dianteira é similar ou até quase idêntica à parte de trás do carro. Possuí motor, cabine de passageiros e porta-malas com divisões mais bem definidas.

FASTBACK

Tem como foco pessoas que buscam elegância com um estilo mais funcional.  A carroceria tem divisão entre a cabine de passageiros e o porta-malas como algo um pouco mais sútil. O teto faz uma linha moderadamente curvada que segue até o porta-malas. Apesar de expressar um conceito mais emocional não deixa de lado todas as suas funcionalidades.

PERUA

Tem o seu desenho derivado do sedan, porém com linhas mais clássicas. Privilegiando as funcionalidades e o acesso ao interior do carro visando a comodidade. O vidro do porta-malas é colocado na porta e segue a sua abertura.

ROADSTER

Modelo pra quem gosta de estradas, velocidade e está a procura de diversão. Estes tipos de carros têm obrigatoriamente tração traseira e motor dianteiro, porém dispõem sempre de apenas dois lugares.

CUPÊ

Conhecido como os carros esportivos que possuem dois ou quatro lugares por causa do seu formato, ele é um meio-termo entre um sedã e um roadster.  São carros com teto baixo e coluna traseira inclinada e também geralmente possuem motores mais velozes.

SUV

“Sport Utility Vehicle” ou “Veículo Utilitário Esportivo” é o significado do termo em inglês SUV. Carro para que gosta e anda em vários tipos de terrenos. É um dos tipos de veículos que têm mais se popularizado tanto na cidade ou como um offroad.

MINIVAN

Não foi inspirado em nenhum outro automóvel. É um carro que tem como foco as funções, praticidade e o melhor aproveitamento de espaço interno. Conhecido por ter o espaço da cabine, porta-malas e motor tudo em um único.

COMPRE SEU MODELO PREFERIDO

Todas as marcas no Jornal do Consórcio são Consórcios Nacionais que estão prontos para atendê-lo. Visite nossa Página de Marcas e conheça as principais administradoras do Brasil. Escolha a sua e comece agora mesmo a investir na compra do seu bem de maneira rápida, econômica e segura.