Posso transferir meu Consórcio? Veja como fazer!

Posso transferir meu consórcio
Posso transferir meu consórcio

Você já fez essa pergunta: Posso transferir meu consórcio? Sim, você pode fazer a transferência do seu consórcio para outra pessoa ou empresa.

Cada administradora e banco possui um procedimento de transferência de cota. Veja de uma maneira mais ampla como funciona.

De que maneira posso transferir meu consórcio?

Se a cota do participante titular for contemplada, o novo consorciado passa por uma avaliação em seu cadastro junto à administradora de consórcio para saber as reais condições de assumir o plano.

Quando a cota ainda não está contemplada, é necessário solicitar o termo de transferência a administradora. Esse termo precisa ser assinado e ter firma reconhecida juntamente com as cópias de outros documentos que podem ser solicitados. Os documentos são: Cópia do RG e CPF do cessionário e do cedente (Para Pessoa Física), Cópia do Contrato Social em caso de Pessoa Jurídica) e etc.

Também é necessário para a conclusão da transferência o pagamento de uma taxa. Normalmente quando contemplada, a taxa é de 1% do valor do crédito. Também é necessário estar em dia com todas as cláusulas do contrato. O tempo para a efetivação varia de 3 a 15 dias úteis.

Cuidados a serem tomados

O processo de transferência de cota é em geral feito de forma simples, opte por fazer de forma regularizada junto à administradora. Os famosos "contratos de gaveta" não tem serventia e nem assegura os direitos do novo consorciado e do antigo titular.

Para quem está adquirindo a cota é necessário um cuidado extra para leitura do contrato e certificar-se do valor do bem adquirido. Prazo e percentuais de contribuições também devem ser verificados para que no futuro não ocorra nenhum imprevisto.

Faça já seu consórcio!

Se você ainda não tem o seu plano de consórcio, não perca tempo! Escolha uma das administradoras de consórcio com o plano que mais se encaixa em seu orçamento e realize já o seu sonho.