O que mudou no código de trânsito brasileiro

Em 2016 o Código de Trânsito Brasileiro ganhou modificações e ficou mais rígido.

código de trânsito brasileiro
Mudanças Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Nós do Jornal do Consórcio vamos te mostrar quais foram as principais modificações feitas nas leis de trânsito.

MUDANÇAS NO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO


 

USO INDEVIDO DA VAGA DE DEFICIENTES

Para os espertalhões que costumavam utilizar a vaga para deficientes ou idosos, sem que pudessem fazer uso da mesma, a lei aumentou a multa em 140%. Sendo assim, o infrator não levará somente 3 pontos na Carteira de Habilitação e sim 5 pontos, pois agora a infração é considerada grave. Além disso, também irá pagar uma multa de R$ 127,69, onde antes era de apenas R$ 53,20.

MOTOS COM FREIOS REFORÇADOS

Para os motociclistas, a nova exigência no Código de Trânsito Brasileiro é que as motos terão de ter melhorias nos sistemas de freio, e inserção de freios ABS ou CBS para garantir a segurança do condutor.

10% das motos que serão produzidas este ano no Brasil ou até mesmo importadas, já terão de vir obrigatoriamente com um dos sistemas. Foi notificado que até o prazo de 2019 terão de ser 100% delas.

SIMULADOR OBRIGATÓRIO NAS AUTOESCOLAS

O simulador de veículos que tanto é repudiado por alunos e instrutores, agora é obrigatório. As autoescolas tiveram um prazo de até 31 de dezembro para regulamentar o equipamento e fazer a utilização em todas as aulas necessárias.

Segundo as novas regras do Código de Trânsito Brasileiro, os alunos serão obrigados a fazer pelo menos 5 horas/aula com o simulador, onde uma é noturna. As aulas práticas somente poderão começar a serem feitas, após concluídas as de simulação.

PLACAS COM NOVAS IDENTIDADES

As placas dos carros sofreriam mudança este ano segundo o Contran, que anunciou a medida em 2014. Porém o mesmo adiou a decisão que passará a ser seguida somente em 2017.

FAÇA SEU CONSÓRCIO E CONQUISTE SEU CARRO

Compre seu carro da maneira mais econômica do mercado, sem juros, sem entrada e sem taxa de adesão.  Visite nossa Página de Marcas e escolha a administradora com o melhor plano para você!