O que é o Consórcio e como funciona?

Tire suas dúvidas e entenda como funciona a modalidade de compra que vem crescendo no país

O que é consórcio e como funciona
O que é consórcio e como funciona

Você já deve ter ouvido falar do Consórcio, mas sempre teve as mais diversas dúvidas e a principal delas: O que é o consórcio? Como funciona a compra? É seguro? Todas essas dúvidas, nós vamos responder e te dar dicas de como fazer um consórcio com toda a segurança.

O QUE É O CONSÓRCIO E COMO FUNCIONA?

O Consórcio é uma modalidade de compra onde pessoas físicas ou jurídicas são reunidas em grupos fechados, para a aquisição de algum bem, seja ele carro, moto, imóvel, serviços, entre outros. Todo os participantes do grupo, contribuem mensalmente com uma quantia, para que seja formada uma poupança onde todas as quantias recolhidas sejam destinadas a compra do bem, na qual todas as regras são estipuladas por meio de um contrato.

Para se retirar o veículo, é necessário ser sorteado nas reuniões mensais ou ofertar um lance, que é uma quantia na qual você dispõe como se fosse uma entrada, caso ela esteja entre as maiores em percentual lhe é dado o direito de retirada de seu crédito.

QUEM FISCALIZA O CONSÓRCIO?

O Sistema de Consórcio é fiscalizado pelo Banco Central do Brasil, onde, de acordo com a Lei nº 11.795/2008 declara ser a autoridade competente a normatizar todo o Sistema de Consórcios do Brasil.

O CONSÓRCIO NÃO TEM JUROS?

Não, no Consórcio você não paga juros e sim uma taxa administrativa referente ao tempo de seu plano. Mas você deve se perguntar: porque ele não tem juros? É simples, ele não tem juros, porque o dinheiro do grupo vem direto de seus participantes, e não de um Banco. Sendo assim, o dinheiro para aquisição do bem não é emprestado de nenhum Banco, e sim recolhido de seus próprios consorciados.

O QUE A ADMINISTRADORA FAZ PELOS CONSORCIADOS?

A Administradora de Consórcio é a empresa que tem o objetivo de organizar e administrar os grupos de um Consórcio, desde a formação deles até o seu encerramento. Aplicação de recursos do grupo, realização das assembléias e serviços de pós-venda e atendimento ao cliente, são algumas das tarefas impostas as administradoras, que tem de ser autorizadas pelo Banco Central do Brasil a funcionar.

VEJA DICAS PARA COMPRAR SEU PLANO DE CONSÓRCIO

> Leia e fique atento a todas as cláusulas do contrato de adesão de sua administradora, caso tenha dúvidas entre em contato com a mesma e esclareça todos os pontos;

> Ainda no contrato, não deixe de confirmar sempre o crédito que foi contratado, duração de seu plano, despesas que podem ser cobradas, percentual de suas contribuições, seguros que podem ser exigidos, e documentações e condições exigidas para a retirada de seu bem;

> Sempre verifique o que foi prometido em propagandas e se o mesmo consta no contrato;

> Veja também se é possível fazer alteração de seu crédito antes de ser contemplado, como será sua contemplação e de que forma você pode antecipar suas prestações;

> Não se prenda a promessas feitas verbalmente, todos os seus direitos e obrigações estão em contrato;

> Sempre contate sua administradora caso queira informações mais precisas sobre seu grupo.

FAÇA JÁ O SEU CONSÓRCIO!

Agora que você já sabe o que é o consórcio e todos os benefícios e vantagens confira nossa página de marcas e escolha o plano que mais se ajusta ao seu orçamento.