O que fazer quando o motor superaquece?

Veja como agir em casos de superaquecimento do motor.

o motor superaquece

O motor superaquece com a chegada do verão e as temperaturas ficando cada vez mais altas, é preciso ficar atento com o motor alguns cuidados com o seu carro. A maioria dos veículos já traz junto ao painel o mostrador de temperatura do motor, porém nem todos indicam em valores a temperatura, alguns modelos apenas acendem algum símbolo no painel para indicar a anormalidade.

O QUE FAZER QUANDO O MOTOR SUPERAQUECE

A principal e mais comum causa de superaquecimentos é vazamento de água. O primeiro passo, em todos os casos de superaquecimento, é parar o carro imediatamente em algum lugar seguro. Caso o motorista insista em continuar a rodar com o veículo com o motor superaquecido pode ocasionar queimas nas juntas do cabeçote ou até algum empenamento dos pistões. Após parar o veículo, o motorista deve ter paciência e esperar pelo menos cerca de 40 minutos para poder verificar o nível de água do radiador. Vale lembrar, que tentar remover a tampa sem esperar o motor esfriar pode ocasionar queimaduras ao motorista. Se o nível de água estiver abaixo do normal, deve-se completar o volume de água com o motor ligado, porém em baixas rotações.  Ainda que depois de completar o nível de água o vazamento não continuar, é preciso que o motorista leve seu veículo até uma oficina para verificar melhor o problema.

CAUSAS

As causas dos vazamentos de água podem ocorrer por diversos motivos, como um radiador danificado ou até mesmo por uma mangueira furada, por exemplo. Além de possíveis vazamentos, o motor do carro também pode vir a superaquecer devido a outros tipos de problemas, como ventoinhas elétricas do radiador que por algum motivo param de funcionar provocando deficiência no resfriamento. Há também a possibilidade do problema ocorrer devido a defeitos na válvula termostática ou a bomba d’água.

PRECISANDO TROCAR DE CARRO?

Aproveite para fazer a troca programada do seu veículo zero Sem Juros e Sem Entrada através do consórcio. Acesse nossa Página de Marcas e escolha a sua marca preferia e comece agora mesmo a investir na compra do seu carro novo da maneira mais econômica.