Comando de voz no carro entenda os cuidados.

Estudo mostra tempo de atenção tirada pelos sistemas multimídia

Comando de voz

Cada vez mais presente nos automóveis, as centrais multimídia fazem com que o motorista ganhe além de som AM/FM a integração do veículo com o smartphone faz com que o motorista tenha GPS sistemas de mapas, previsão do tempo, informações das estradas e muito mais. Porém os modelos mais recentes trouxeram além de melhorias tecnológicas o sistema de comando de voz.

ESTUDO SOBRE USO DO COMANDO DE VOZ

A fundação americana para segurança no trânsito (AAA Foundation for Traffic Safety) mostra que utilizar a voz para acessar o sistema coloca o motorista em risco. O estudo feito pela Universidade de Utah, apontou que o condutor pode levar até 27 segundos para retomar a atenção ao tráfego após utilizar o comando de voz, o que pode ser fatal para o motorista.

ABRANGÊNCIA DE IDADE

Foi comprovado também que os motoristas com mais idade levam mais tempo para retomar a atenção no trânsito do que os mais jovens. Os condutores se distraem quando tentam entender o problema. O mesmo estudo afirmou que o Google Now, comando de voz presente em celulares Android são muito mais intuitivos do que o sistema de suas concorrentes.

A SOLUÇÃO DO PROBLEMA

Para utilizar o seu sistema multimídia de forma segura, evite utilizar enquanto estiver conduzindo seu veículo, aproveite os sinais vermelhos ou então pré-programe todo o app antes mesmo de começar a dirigir, a maioria dos modelos de GPS por exemplo necessita de apenas uma configuração inicial para criar a melhor rota possível para chegada ao destino.

GARANTA JÁ SEU CARRO 0KM

Nós do Jornal do Consórcio temos uma vasta lista de afiliados, clique AQUI e confira os planos e condições para todos os tipos de bens e com grande variedade de administradoras/montadoras à sua disposição. Garanta já seu carro 0Km, casa própria ou os serviços que tanto precisa, com apenas um clique!