Como faço para entrar em um grupo de consórcio?

Saiba como entrar em um consórcio e começar a poupar.

Como faço para entrar em um grupo de consórcio?
Como faço para entrar em um grupo de consórcio?

Muitas pessoas se perguntam "Como faço para entrar em um grupo de consórcio?" O Jornal do Consórcio vai te ajudar a encontrar o grupo certo pra você.

PRIMEIRO, O QUE É O CONSÓRCIO?

É a união de várias pessoas em um grupo, que tem o mesmo objetivo: adquirir um bem, seja ele imóveis, serviços ou automóveis. Mensalmente são realizadas reuniões para entrega de créditos correspondente ao valor desses bens. Essa entrega de créditos ocorre de duas formas: por sorteio ou por lance. Leia nossa matéria "O que é o Consórcio e como ele funciona?" e saiba todos os detalhes.

Como faço para entrar em um grupo de consórcio?

ADERINDO A UM GRUPO INICIAL

Primeiro, para que você entre em um grupo de consórcio, é importante escolher a administradora que deseja. Sempre consulte os sites da ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) e o Banco Central do Brasil. Assim você consegue ter certeza de que a administradora escolhida é autorizada a operar.

Um grupo inicial ou em formação é quando a administradora está reunindo o número devido de participantes para dar início ao grupo. Sendo assim, ainda não foi realizada a primeira reunião ou nos termos utilizados: Assembleia do grupo.

ADERINDO A UM GRUPO EM ANDAMENTO

O grupo em andamento é um grupo já criado pela administradora, e já teve uma ou mais reuniões realizadas. Você pode aderir a este grupo de duas formas: comprando de terceiros ou comprando uma cota de reposição ou que esteja vaga. Para realizar a compra de uma cota vaga ou de reposição, você precisa procurar diretamente a administradora. Essa é uma cota que pertencia a algum consorciado ou não foi vendida ainda.

Mas lembre-se: quando se compra uma cota de um grupo em andamento, você terá de pagar o mesmo que os demais consorciados que entraram no inicio do grupo. Ou seja, seu prazo será menor porém suas prestações um pouco maiores.

TRANSFERÊNCIA DE COTA

Caso você queira comprar a cota de um consorciado que queira vende-la, é necessário que ele entre em contato com a administradora e peça a transferência de sua cota, onde ele irá lhe passar todos os direitos e obrigações perante um contrato. Em algumas administradoras é cobrada do consorciado uma taxa para a transferência de cotas.

FAÇA SEU CONSÓRCIO

Agora que você já sabe como fazer para aderir a um grupo de consórcio, escolha sua administradora clicando aqui, e dê o primeiro passo para investir!