Carros elétricos ficam isentos de imposto.

Isenção de impostos de importação chega aos modelos elétricos

Carros elétricos

A Camex (Câmara do Comércio Exterior) publicou hoje (27) na edição do Diário Oficial da União uma resolução que irá isentar todos os carros elétricos e aqueles movidos a hidrogênio (célula de combustível) de imposto de importação. A medida faz parte do incentivo da aquisição de carros limpos e irá reduzir a 0% a alíquota que antes era de 35%.

REQUISITOS DOS CARROS ELÉTRICOS

Para que possa se enquadrar na categoria “elétrico”, o veículo precisará ter uma autonomia mínima de 80 km sem a necessidade de recarga. Tal medida irá valer para os modelos que vieram prontos (montados), desmontados ou semidesmontados. Os benefícios já eram oferecidos aos modelos híbridos convencionais, com alíquotas de importação variando de 0 a 7% e agora vale também para os híbridos plug-in (no máximo com motor 3.0).

UMA REALIDADE QUE PRECISA SER ALTERADA

Até o momento, os modelos ecologicamente corretos são a minoria no mercado nacional. A estimativa é de que apenas 3 mil unidades entre carros elétricos e híbridos circulam no país. A penetração de veículos movidos a hidrogênio é menor ainda, sendo trazidos apenas para testes, já que nenhum modelo com a tecnologia é comercializado no país.

O INCENTIVO JÁ COMEÇOU A SER FEITO

Noticiamos anteriormente o incentivo na cidade de São Paulo para a maior circulação de carros elétricos. Em 2012 ainda foi feito um programa piloto com táxis elétricos envolvendo a montadora Nissan com o seu modelo Nissan Leaf.

FAÇA UM CONSÓRCIO 

Todas as marcas no Jornal do Consórcio estão prontas para atendê-lo. Visite nossa Página de Marcas e conheça as principais administradoras do Brasil. Escolha a sua e comece agora mesmo a investir na compra do seu bem sem juros e sem entrada e da maneira mais rápida, econômica e segura do mercado.