A Fiat lançará em 2016 a chave com bafômetro!

A chave detecta se o motorista bebeu em apenas 1 segundo

chave com bafômetro

A chave com bafômetro só poderá ser usada se o motorista não beber, está na fase final de testes no Brasil.

Deverá ser vendida como acessório pela Fiat. Chamado de Fiat Safe Key, o dispositivo faz parte de um projeto de conscientização do risco de beber e dirigir. Pensamos em um dispositivo em que alguém que beba, não consiga pegar o carro.

COMO FUNCIONA A CHAVE COM BAFÔMETRO

A Safe Key (chave com bafômetro) funciona como um mini-bafômetro acoplado e leva 1 segundo para acusar se o motorista bebeu ou não.

Se positivo uma luz vermelha se acende, e a chave, do tipo canivete, não aparece, se não houve ingestão de álcool, a chave é projetada normalmente.

Se o motorista for pego pela chave, automaticamente a chave envia um sinal via bluetooth para o celular, que se conecta com o aplicativo de taxi e envia um SMS para um contato cadastrado, para ajudar o motorista.

DESAFIO

O maior desafio foi reduzir o tempo de um bafômetro comum que leva em torno de 1 minuto, para o da chave que demora apenas 1 segundo. O desenvolvimento durou 8 meses e esta na fase de pré-produção, onde são escolhidos os materiais.

O valor da chave ainda não foi decidido, mas estão trabalhando para que seja no mais próximo de uma chave convencional. A ideia  é vender como acessório, para os carros novos e os que já estão rodando.

MEDIDA JÁ EXISTE EM OUTROS PAÍSES

Em outros países medidas semelhantes já foram tomadas. A fabricante Volvo, oferece desde 2008 como opcional em seus carros um aparelho que somente libera a ingnição do carro, caso o motorista passe pelo teste do bafômetro. Caso ingerir álcool esteja dentro da legislação vigente, o motor é acionado, se não, não é possível sair com o veículo.

QUER SABER DE MAIS NOVIDADES DA FIAT

O Consórcio Fiat possui planos especiais para o seu, temos planos em até 80 meses para pagar, agora é a hora de adquirir um veículo que  tem uma história de sucesso, ligue no televendas 0800 737 7777 ou acesse www.iconsorciofiat.com.br  e garanta ainda hoje o seu Fiat.